Saúde

Brasil enfrenta dois surtos de Sarampo na região norte

Foram confirmados mais de 10 mil casos de sarampo no País, as principais regiões são Amazonas e Roraima

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Secretaria de Comunicação de Linhares
Vacina é a melhor forma de prevenir o Sarampo, que acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos. Casos em adultos são raros, contudo extremamente agressivos e letais. 

Dados atuais do Ministério da Saúde confirmam 10.197 casos de sarampo no Brasil. Atualmente o País enfrenta dois surtos da doenças nas regiões do Estado do Amazonas com 9.724 casos confirmados e, em Roraima, com 349 casos. 

Além disso, três estados apresentaram mortes por causa da doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará. Para combater o surto foi realizado em todo o País uma Cobertura Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo. 

Nas principais áreas de risco, desde o inicio de 2018, o Ministério da Saúde intensificou a cobertura vacinal para combater o avanço da doença, e encaminhou aos Estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e Distrito Federal mais de 14 milhões de doses da vacina tríplice viral para atender a demanda dos serviços e intensificação da campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo. 

A Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo teve como público-alvo todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Espírito Santo não apresentou, até o momento, nenhum caso da doença. Em nota, a Secretária de Saúde do Estado informou: 

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que não há casos autóctones (de transmissão dentro do território) de sarampo no Espírito Santo desde o ano 2000. O Estado foi o primeiro da Região Sudeste a atingir a meta de 95% de crianças imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, que terminou no dia 31 de agosto. Foram vacinadas 204.573 crianças contra o sarampo, o que representa uma cobertura vacinal de 101,36%. A Campanha Nacional de Vacinação promoveu a vacinação indiscriminada de crianças de 1 ano a menores de 5 anos, ou seja, mesmo as crianças que já haviam sido imunizadas deviam retornar e tomar a vacina durante a campanha e todas as doses aplicadas foram inseridas no sistema. Vale ressaltar que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola faz parte do calendário vacinal de rotina e está disponível nas Unidades de Saúde".

Sarampo 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que não poupa suscetíveis e é extremamente elevado o risco de um indivíduo- 90% dos casos - não vacinado adoecer após o contato com um caso. 

- Até o momento, 13 óbitos pela doença já ocorreram no Brasil em 2018, quase todos em crianças menores de 5 anos de idade;

- Apesar da diminuição na notificação de casos nas últimas semanas de novembro, o país continua a registrar novos casos suspeitos e confirmados;

- Em situações de surtos, medidas gerais de controle são fundamentais: aleitamento materno, evitar aglomerações (especialmente crianças pequenas) e vacinação;

- Os Pediatras têm papel fundamental na orientação da população, no combate a falsas notícias e devem estar envolvidos com as ações públicas de controle da doença.

Pontos moeda