Saúde

Opções saudáveis de ceia de fim de ano

Frango assado, salmão e tilápia são excelentes proteínas e com alto valor biológico

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
As sobremesas podem ser substituídas por frutas secas. 

Aproveitar bem as festas de final de ano sem perder a boa forma e a saúde, é um desafio para a grande maioria das pessoas. A boa notícia é que o mercado está cheio de opções de alimentos saborosos que podem dar aquela força para quem quer aliar noites de festa, diversão e alimentação saudável. 

“É possível montar um cardápio muito atrativo e saudável para as festas de fim de ano. Claro que as proteínas são sempre boas opções pelo seu alto valor biológico: frango assado, salmão e tilápia são ótimas alternativas, além de salada de bacalhau com grão de bico. Melhor escolher os assados e grelhados, evitando a alta concentração de sódio e gordura saturada presentes principalmente no churrasco. Mas a ceia é mais que proteínas e há muitas outras alternativas interessantes”, destaca a nutricionista, Poliana Freitas. 

A tradicional farofa para acompanhar a fibra, por exemplo, pode ser feita com aveia e legumes, ajudando na digestão e nutrição. Outra alternativa é a manteiga sem lactose, considerada um coringa. Ela pode ser usada para refogar verduras e legumes, grelhar carnes e substituir óleos refinados em qualquer receita.

A nutricionista comenta que é possível deixar o arroz branco de lado. "A ideia é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras, acompanhado de nozes, grãos e legumes como vagem e cenoura ou até mesmo frutas secas. Uma alternativa diferente e saborosa também é apostar num risoto de quinoa ou mesmo uma salada feita à base desse alimento conhecido como 'grão de ouro', por ser um dos poucos vegetais considerados uma vitamina completa e naturalmente sem glúten". 

Temperos

“É preciso também aproveitar ao máximo os temperos naturais, fugindo dos industrializados. Além dos tradicionais, como cebola, alho, tomate, pimentão, há especiarias que possuem propriedades que ajudam o organismo em suas funções, como açafrão da terra, cúrcuma, gengibre e outros”, comenta Poliana. A nutricionista lembra ainda que, seja qual for a opção, é importante dar preferência aos alimentos orgânicos, que são sempre mais saudáveis e saborosos.

Doces

As sobremesas também não precisam ficar de fora do cardápio. Farinhas de amêndoas são alternativas ideais para a produção de tortas e panquecas cheias de sabor. As saladas de frutas são parceiras e podem ganhar o reforço de frutas que ajudam na digestão, como abacaxi, pitaya, kiwi, morango. Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Devem ser consumidos sem exagero.

Evitar bebidas alcoólicas também é uma dica importante. “Mas, se for beber, melhor apostar nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos. A orientação é alternar um copo de água com um copo de bebida”, finaliza.

No próximo dia 15, a nutricionista Poliana Freitas, dará uma palestra no Terra Madre, com dicas para montar a ceia de Natal. Para mais informações: (27) 3093-3315


Pontos moeda