Saúde

Quando foi a última vez que você foi consultado por um pneumologista?

Especialistas alertam para a importância de prestar atenção aos sinais dos pulmões

Foto: Divulgação
Check-up da saúde do seu pulmão é essencial para o diagnóstico precoce de doenças como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 

A expressão “prevenir é melhor do que remediar” é utilizada em diversos momentos de nossa vida, mas também pode ser interpretada ao pé da letra quando falamos de saúde. De forma geral, para prevenir doenças fazemos exames e consultas para identificar possíveis problemas cardiovasculares, oncológicos ou para acompanhar peso e diabetes. Mas você se lembra quando foi a última vez que sua saúde respiratória fez parte do seu check-up anual?

Doenças respiratórias afetam milhões de pessoas em todo o mundo e apresentam sintomas muito comuns como tosse, dificuldade para respirar e cansaço, que podem ser facilmente confundidos com outras doenças ou fatores de envelhecimento. 

Por este motivo um check-up da saúde do seu pulmão é essencial para o diagnóstico precoce de doenças como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), e deve ser feito regularmente, principalmente entre os fumantes, ou sempre que apresentar algum sintoma de causa respiratória aparente. Para que o cuidado dos pulmões se torne um novo hábito, confira as dicas do Dr. Mauro Gomes, pneumologista e diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

1. Fique atento aos sintomas

A tosse persistente é um sintoma muito comum e sinal de que os pulmões não estão bem. “Nas crianças por exemplo, se as crises ocorrem particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã, pode ser um indício de asma – doença que causa a inflamação nos brônquios e tem o chiado no peito como sua principal característica. Já nos adultos com mais de 40 anos, o diagnóstico pode ser DPOC, doença causada principalmente pelo tabagismo, que limita o fluxo de ar do paciente de forma progressiva” alerta o Dr. Mauro Gomes.

Outros sintomas comuns são o cansaço e falta de ar. “As pessoas geralmente atribuem esses sintomas ao mau condicionamento físico ou como parte envelhecimento. E, por este motivo, não tem certeza se devem ou não procurar o médico. Mas neste caso devem sim, pois sintomas comuns como esses podem indicar um quadro mais grave como a FPI, que é caracterizada pela formação de cicatrizes, as fibroses, nos pulmões, que ficam mais rígidos e perdem a capacidade de expansão, dificultando assim a respiração do paciente”, completa.

Pontos moeda