Trabalho

Governo do ES abre 7,5 mil vagas em cursos gratuitos para mulheres

No total, serão ofertados 10 cursos como Inglês Básico, Maquiagem, Gestão Financeira e Marketing Digital; as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho

Foto: pexels

O Governo do Estado, por meio do programa Qualificar ES, vai abrir 7.500 vagas para cursos de qualificação exclusivos para mulheres. As aulas serão realizadas na modalidade virtual e as inscrições começam nesta terça-feira (06). 

Ao todo, serão ofertadas 10 opções de cursos gratuitos para mulheres residentes no Espírito Santo. As inscrições devem ser feitas por meio do site do programa Qualificar ES, até o dia 13 de julho, onde as candidatas devem ler as orientações presentes no edital e preencher o formulário de cadastro.

Parceria

A oportunidade acontece por meio de uma parceria da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), que realiza o programa Qualificar ES, com a Vice-Governadoria do Estado, que desenvolve o Programa Agenda Mulher.

Para a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, a qualificação é uma forma da mulher desenvolver novos talentos e até mesmo garantir uma nova fonte de renda.

“Sabemos que a educação é o que transforma a vida das pessoas. Neste momento de pandemia, os cursos on-line tornaram-se ainda mais relevantes. Por isso, estamos ofertando mais sete mil e quinhentas vagas, em dez cursos diferentes, somente para mulheres. Ter uma qualificação não significa que o emprego está garantido, porém é um caminho que permite à mulher ter uma ocupação além de poder desenvolver seu talento, sua capacidade”, afirmou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destaca a importância do empoderamento feminino por meio da qualificação e do fomento ao empreendedorismo.

“Essa parceria entre o Qualificar ES e o Agenda Mulher é uma soma de esforços extremamente relevante na busca por este propósito. Aproveitamos também o difícil momento da pandemia para desenvolvermos nossos cursos no formato on-line, seguindo a orientação do nosso governador Renato Casagrande em ampliar a capilaridade e o alcance da oferta de educação profissional aos capixabas”, destacou.

Para o programa, podem se inscrever mulheres que morem em qualquer localidade do Estado, que tenham mais de 16 anos, acesso à internet, noções básicas de informática e de navegação na internet. Todos os 10 cursos disponíveis possuem carga horária de 120 horas.

Veja as opções:

- Assistente de Tecnologia da Informação
- Auxiliar Administrativo
- Bolos e suas Variações
- Educação Especial e Inclusiva
- Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas
- Inglês Básico
- Maquiagem
- Marketing Digital para o seu Negócio
- Segurança do Trabalho
- Word e Excel

Em caso de dúvidas ou surgimento de qualquer problema em relação ao cadastro e/ou a inscrição, a candidata deverá entrar em contato, imediatamente, com o suporte pelo e-mail [email protected].

A classificação das candidatas é realizada de acordo com a ordem de inscrição. A relação das classificadas será divulgada no site do Qualificar ES, no dia 21 de julho.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do programa e as aulas podem ser feitas em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. As alunas têm acesso às apostilas para download e recebem certificação após a conclusão dos cursos.

Pontos moeda