Trabalho

Plataformas de ensino à distância crescem durante a pandemia

O investimento das empresas em capacitação profissional impulsionou esse crescimento

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um levantamento do Google mostrou que a procura por especializações à distância teve um salto de 130% nas buscas no período da quarentena (de março até maio de 2020). Empresas têm incentivado essa busca por conhecimento na quarentena e se disponibilizado a pagar por ele, uma vez que o funcionário tem mais tempo livre e não tem o stress de ter que se locomover até o local das aulas.

Estudo elaborado pela Cortex, empresa de inteligência de dados, reforça esse movimento. Ele mostra que os rastros digitais dos consumidores indicam que a pandemia da covid-19 provocou uma mudança no interesse por ensinos a distância. Mesmo após o crescimento visto nos primeiros meses de isolamento social (período em que, geralmente as matrículas foram feitas), as buscas por cursos online mantiveram-se em patamar elevado, ficando 12% acima da média do início da quarentena.

A Scaffold Education - plataforma de aprendizagem online, acessada em mais de 52 países, é um exemplo de aposta certa de mercado e crescimento de interesse na pandemia. Junho representou o pico de número de usuários em busca de treinamentos corporativos, fechando em 23.213. “Desde o início das nossas atividades estamos crescendo com muita consistência, tanto no mercado de educação propriamente dito, acadêmico, voltado para escolas e instituições de ensino superior, quanto no corporativo, focado em treinamento dos colaboradores das empresas. E agora percebemos um aumento na demanda pelos nossos serviços, o que pode ser atestado pelo maior número de pedidos de orçamento e acessos ao nosso site”, explica Vanessa Retek, Diretora Comercial de Marketing Digital e Inteligência de Mercado.

Esse crescimento é traduzido nos números da Scaffold Education. Em comparação ao período de janeiro a julho de 2019, o faturamento cresceu 111,3 % no mesmo período em 2020. Os números de usuários da plataforma também alavancaram esse ano. Em junho de 2019 a empresa tinha 9929 usuários. Em junho de 2020, o número passou para 23.213, um aumento significativo de 133,7%.

Segundo censo realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), as projeções apontam que em 2023, mais alunos estarão matriculados em cursos EAD do que em cursos presenciais.

Pontos moeda