DIA DO BEIJO

Conheça os riscos de um simples beijo na boca para a saúde

Neste sábado (13), é comemorado o Dia Internacional do Beijo. Especialista alerta para os cuidados que é preciso ter antes de trocar beijos com alguém

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Quem não gosta de um beijo, levante a mão! Segundo estudiosos, o ato de beijar chega a ser quase tão antigo quanto a própria humanidade. E neste sábado (13), ele é o grande protagonista, afinal, é comemorado o Dia Internacional do Beijo. Mas calma. Nada de sair beijando por aí. 

Você sabe que existem riscos nessa demonstração de carinho? Pois é, infelizmente, em alguns casos, pode fazer mal. O fato é que durante o beijo, bactérias e vírus presentes na saliva podem desencadear doenças, contaminando pessoas saudáveis.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre eles, estão os vírus respiratórios, como influenza, rinovírus e coronavírus. Já outros levam a quadros gastrointestinais, como rotavírus e vírus da hepatite A. Porém, entre os principais, um se destaca.

"O vírus Epstein-Barr, causa uma doença chamada mononucleose infecciosa é conhecida popularmente como a doença do beijo e pode despertar sintomas como fadiga, mal-estar, febre, dores no corpo, garganta e gânglios na região do pescoço por até 1 mês", alertou Martha Salim, que é cirurgiã-dentista .

Além da mononucleose, popularmente conhecida como "doença do beijo", outra doença muito frequente é o herpes simples. Trata-se de uma infecção viral que pode desencadear no surgimento de feridas nas regiões dos lábios e genital após o contato com a saliva de pessoas infectadas.

Mas calma! Beijar não é algo ruim. Muito pelo contrário. Porém, a data vem chamar a atenção para cuidados e conscientização. 

São inúmeras as doenças que podem ser transmitidas pela saliva por meio do beijo. Para prevenir, o ideal é evitar o contato íntimo com desconhecidos. Afinal, a maioria dos casos de contágio acontece pelo fato de a pessoa não saber que a outra pessoa está infectada com alguma das condições.

E atenção! No caso de lesões na região da boca a recomendação é suspender os beijos. A boa notícia fica por conta de que ao serem tratadas, os perigos de contágio deixam de existir. 

LEIA TAMBÉM: Luta contra diabetes: veja 5 alimentos para baixar a glicose e quais benefícios

Pontos moeda