Economia

Portos de Vitória e Vila Velha têm recorde de movimentação no 1º trimestre

O volume superou em 27% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, foram 386 mil toneladas de produtos a mais, um novo recorde para o porto

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Vports

Os Portos de Vitória e de Vila Velha, administrados pela VPorts, estão tendo um ano bem intenso em 2024. A movimentação de cargas no primeiro trimestre do ano atingiu o volume geral de 1,8 milhão de toneladas movimentadas nos três meses.

O volume superou em 27% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, foram 386 mil toneladas de produtos a mais, um novo recorde para a empresa. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, março também foi um mês de recorde, com 792 mil toneladas movimentadas, superando todos os registros anteriores no mesmo mês.

Entre os destaques está a movimentação de veículos: no primeiro trimestre do ano passado, foram 14 mil unidades. Este ano, o número subiu para 43 mil, num aumento de 273%. 

Já as cargas gerais tiveram aumento de 61% em relação aos dois trimestres, totalizando este ano 162 mil toneladas movimentadas.

Para o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides, os volumes recorde e o crescimento registrado no trimestre são resultados de um trabalho focado em dar mais dinamismo, celeridade e estrutura ao porto.

“O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado”, considera.

Além disso, o mês de abril já começou com um novo destaque: um recorde de desembarque de granel sólido em um único navio. “Foram movimentadas 52 mil toneladas de calcário em granel sólido, uma quantidade ainda não vista no porto”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Efeito El Niño? Economista do ES explica por que azeite já custa mais de R$ 50

Pontos moeda