Economia

Quase 200 agências bancárias de portas fechadas no Espírito Santo

A greve começou na manhã desta terça-feira (30). De acordo com o sindicato, até o quinto dia útil será possível utilizar os caixas eletrônicos das agências

Bancos estão com as portas fechadas Foto: Folha Vitória

Com os bancários em greve por tempo indeterminado, 185 agências fecharam as portas no Estado. Além das agências, também foram fechados os prédios do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Banestes, Banco do Brasil da Pio XII e Bandes, e quatro departamentos da Caixa. O movimento teve início na manhã desta terça-feira (30) em todo o país, e segue por tempo indeterminado. 

Na Grande Vitória, 100% das agências da Caixa aderiram à greve, com 37 unidades fechadas.  No Banestes, 41 agências foram paralisadas, um percentual de 73,21% das unidades da região. Já no Banco do Brasil, a adesão foi de 32 agências, o que representa um percentual de 80% do total. Entre os bancos privados da região metropolitana, foram fechados sete unidades do Santander, seis do Bradesco, sete do Itaú, duas do HSBC e uma do Mercantil do Brasil. 
 
Nas cidades do interior do Espírito Santo, foram fechadas 32 agências da Caixa, 15 do Banco do Brasil, quatro do Banestes e uma do Banco do Nordeste. Para Carlos Pereira de Araújo (Carlão), coordenador geral do Sindicato dos Bancários do Estado, a avaliação do primeiro dia de paralisação é positiva. 

“O número de agências paradas demonstra o grau de indignação da categoria, com grande adesão dos bancários e bancárias. O nosso desafio é ampliar esse quadro. Hoje contamos também com a compreensão e solidariedade dos clientes, que reconheceram a importância da pauta da categoria em busca de melhores condições de trabalho e de atendimento à população”, disse.

Caixas eletrônicos liberados

Em função da pressão dos usuários do sistema bancário, apesar da greve, está liberada a utilização dos terminais de auto-atendimento instalados no interior das agências. De acordo com o coordenador geral do Sindibancários-ES, os caixas eletrônicos devem funcionar normalmente até o dia 7 de outubro. 

“Decidimos ontem durante assembleia manter o auto-atendimento até o quinto dia útil, que é quando os aposentados recebem. Após esse período, vamos nos reunir novamente para decidirmos o que iremos fazer. Se vamos manter a greve ou acabá-la”, afirmou.

Segundo Araújo, as transações bancárias, como, contratos, empréstimos e financiamentos, ficam paralisadas. Os bancos funcionam com o serviço parcialmente ativo. Apenas o gerente geral e dois bancários têm permissão para entrar nas agências. De acordo com o Sindibancários, a categoria não quer só aumento de salário, mas entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho, valorização dos trabalhadores e atendimento de qualidade aos clientes.

Pontos moeda