Entretenimento e Cultura

Trombonista capixaba vai se apresentar no Rock in Rio com show autoral

Joabe Reis vai ser o primeiro trombonista do Espírito Santo a levar um show autoral para esse evento tão importante. O artista se apresenta no dia 21 de setembro, sábado

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória


Foto: @clara_crvlh

Joabe Reis, trombonista e compositor capixaba, já é considerado um dos nomes mais importantes da atual música instrumental brasileira, e agora, leva o Espírito Santo para o Rock in Rio

Direto de Cachoeiro de Itapemirim, Joabe será o primeiro trombonista a levar um show autoral para o palco desse mega evento. 

"Nesse ano estarei no Rock in Rio com meu show autoral. Serei o primeiro trombonista da história a subir no palco e fazer um show autoral. Estou muito feliz de levar a música instrumental para um festival tão importante da música brasileira".

O artista começou os estudos musicais e a trajetória na música em Cachoeiro. O primeiro contato com o instrumento foi através da Banda Marcial da igreja.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Aos 14 anos, Joabe se mudou para Vitória, onde começou a fazer os primeiros trabalhos profissionais de gravação e acompanhando artistas locais.

Foto: joabereis14

Ainda em Vitória, foi um dos  fundadores do Brasilidade Geral, um dos grupos instrumentais mais importantes da sua geração, que realizou trabalhos com Ivan Lins, Rosa Passos, Roberto Menescal, Hamilton De Holanda, Chico Pinheiro e Bob Mintzer.

Leia mais: Capixaba Léo de Paula lança álbum de percussão inspirado na origem do universo

Em 2013, Joabe se mudou para São Paulo para cursar bacharelado em trombone popular pela Faculdade de Música Souza Lima, onde recebeu duas premiações pela Fundação Cultural Latin Grammy.

Desde então atuou como trombonista, arranjador e/ou produtor de nomes como: Bob Mintzer (EUA), Anitta, Robin Eubanks, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Arthur Maia, Chico Pinheiro, Sizão Machado, Orquestra Ouro Negro, Nelson Ayres, Jorge Vercillo, Roberto Menescal, Luedji Luna, Xênia Franca, Tássia Reis, Paula Lima, Glória Groove, Silva, Tiago Iorc, Banda Black Rio, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Filó Machado. Atuou também como trombonista da Rede Globo em programas como: The Voice Brasil, PopStar e Só Toca Top.

Leia mais: Inspirado no lendário “Chic Show”, baile terá atrações nacionais e black music em Vitória

O capixaba lançou o primeiro disco autoral em 2020, produzido pelo próprio trombonista pelo selo Batuki Records, Crew in Church, é o nome do álbum, que remete a relação de Joabe com as referências da música gospel adquiridas na infância, somadas com hip-hop e vivências na metrópole São Paulo e a música urbana.

O disco traz nove faixas, onde Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop.

Além disso, é destaque nas composições, elementos da música afro-brasileira e o R&B e reúne importantes nomes da música instrumental como: Toninho Horta, Nelson Ayres e do trombonista londrino Elliot Mason, integrante da Lincoln Center at Orchestra, liderada pelo trompetista Wyton Marsalis.








Pontos moeda