Entretenimento e Cultura

Três mil voluntários confeccionam 1,5 quilômetros de tapetes em Castelo

O ponto alto da festa de Corpus Christi no município será a missa campal presidia pelo Bispo Dom Dario Campos, às 16h, seguida da procissão, e a tradicional queima de fogos

A confecção dos tapetes em Castelo foi realizada por três mil voluntários Foto: ​Hugo Casagrande Andrade

A noite fria não desanimou os três mil voluntários, de várias idades, que participaram da confecção dos tapetes em Castelo. Eles transformaram as ruas e avenidas do município, dando forma ao tapete que encanta turistas e moradores em uma das maiores festas religiosas do estado. A confecção teve início na noite de quarta-feira (25) e se estendeu na madrugada desta quinta-feira (26).

Palha de café, granito, pó de serra, terra, cipreste, folhas, flores, papel, tampinhas de garrafa, copos descartáveis e muitos outros tipos de materiais foram utilizados na confecção do tapete da 53ª Festa de Corpus Christi de Castelo. O percurso de mais de 1,5 quilômetros de quadros e passadeiras já está preparado para os turistas que visitam o município. 

O ponto alto da festa será a missa presidida pelo Bispo Dom Dario Campos, seguida da procissão Foto: ​Hugo Casagrande Andrade

“Trabalho há 30 anos na organização da festa, e me sinto honrado em poder valorizar a arte nesta manifestação tão bonita da fé. Isto me deixa muito feliz. Espero ter saúde e força para continuar me dedicando a esse trabalho ainda por muitos anos”, disse o aposentado Valdemiro Altoé, que faz parte da comissão organizadora

Bairros de Cachoeiro de Itapemirim têm ruas enfeitadas

Os turistas que acompanharam a confecção do tapete ficaram impressionados com o resultado. “Essas pessoas são verdadeiros artistas. Estou sensibilizada com tanta beleza e principalmente com o amor que tudo é feito. É a primeira vez que participo da festa, mas, com certeza, não será a última”, ressaltou Lourdes Alves, de Belo Horizonte.

A Festa de Corpus Christi de Castelo é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Tapetes na Grande Vitória

Nesta quinta-feira (26) é comemorado o dia dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, em Itapoã, no município de Vila Velha. Um tapete de 800 metros atraiu dezenas de famílias e emocionou os capixabas. 

São milhares de pedrinhas, que juntas formam desenhos enormes. Quadros com temas religiosos que encantam pela riqueza de detalhes. O resultado final impressiona. Mas para o tapete da Paróquia de São Francisco de Assis ficar assim, o trabalhou começou na quarta-feira (25). 

Para tingir as pedras e pó de calcário que dão forma aos quadros, os voluntários se dedicaram por meses. Cerca de 1200 pessoas trabalharam para ele que ficasse do jeito que está hoje, cheio de formas e cores. Ele atraiu muita gente. Segundo a equipe de organização do tapete, 20 mil pessoas devem passar pelo local nesta quinta-feira (26). 

Em Cariacica, a população vai poder conferir os tapetes na Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Vila Capixaba. Na Serra, uma das paróquias a confeccionar os tapetes é a Sagrados Corações de Jesus e de Maria, em Barcelona, que prevê 1.350 metros de extensão.

Em Vila Velha, 10 paróquias estão se preparando para produzir os tapetes de Corpus Christi. Uma delas é a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, que terá procissão luminosa com os fiéis. Já em Vitória, a paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha, celebrará missa às 17 horas, seguida da procissão.

Na Serra, moradores se mobilizam para terminar os tapetes Foto: Divulgação

Em Jardim Camburi, Vitória, a principal movimentação aconteceu na Rua Belmiro Teixeira Pimenta, que fica ao lado da Igreja Católica da Sagrada Família. “Cheguei a me emocionar com os tapetes. Trouxeram-nos mensagens de amor e paz nestes momentos difíceis”, comentou Elizete Damasceno, 52 anos, administradora de empresas, moradora do bairro.

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro de Fátima, na Serra, também foram confeccionado tapetes, simbolizando a fé cristã do povo serrano. Tampinhas de garrafa, flores naturais e artificiais, pó de serra e brita foram alguns dos produtos utilizados. Eles foram adquiridos, em grande parte, por meio de doações. “Estes eventos cristãos renovam e reforçam a fé”, disse Maria Auxiliadora do Carmo, 27 anos, estudante, moradora do bairro Eurico Salles.

 

Pontos moeda