Geral

Após acidente com morte de idosa, Crea e Bombeiros alertam para cuidados com elevadores

Especialista acredita que o painel que mostra o andar do elevador não estava funcionando corretamente

Redação Folha Vitória


Foto: Elisa Rangel/Folha Vitória

Após o acidente que matou a idosa Maria de Lourdes Lessa, de 74 anos, na manhã desta quarta-feira (27), o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES) alertam para os cuidados que devem ser tomados ao entrar em um elevador. 

Maria de Lourdes morreu esmagada, após entrar em um elevador que não estava nivelado ao andar onde ela iria embarcar. A idosa acabou caindo no poço e foi atingida pelo elevador, que desceu assim que ela entrou.

O acidente foi em uma clínica na Enseada do Suá. Ela havia ido ao local realizar exames de rotina e o acidente ocorreu por volta de 9h20. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda que seja considerado um meio de transporte seguro, o elevador também pode apresentar alguns riscos. Por conta disso, o assessor de engenharia do Crea, Igor Dadalto, alerta para alguns sinais de que algo pode estar errado com o elevador e medidas de segurança que podem ser tomadas para evitar um acidente. 

"Quando você parou o elevador, viu que tem um ressalto, já liga o alerta e informa o porteiro ou responsável pela edificação para justamente acionar a empresa responsável pela manutenção", disse. 

Ainda de acordo com Dadalto, é preciso estar atento a possíveis ruídos ou vibrações anormais ao embarcar em um elevador. 

"Fique atento em caso também de ruídos anormais, vibrações, se você está dentro do elevador e vê que ele está vibrando mais que o normal, caso utilize rotineiramente. Verificar também se dentro do elevador tem um botão de emergência, um interfone para você comunicar, caso pare em um dos pavimentos".

Elevador de clínica passou por manutenção mensal em março

Segundo o Crea-ES, o elevador em que a idosa entrou estava funcionando normalmente. O equipamento havia, inclusive, passado pela manutenção mensal no início de março. 

O que pode ter acontecido, de acordo com o Conselho, é que o painel que mostra o andar em que o elevador estaria nivelado pode ter apresentado algum tipo de defeito. 

Em caso de mau funcionamento, é necessário manter a calma

O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local onde o acidente ocorreu e também divulgou alertas para o caso de mau funcionamento do equipamento. E, de acordo com capitão Alan, o primordial é manter a calma. 

Segundo ele, é comum que as pessoas se desesperem quando ficam presas em um elevador. O motivo do pânico seria o de morrer sem oxigênio no local, uma hipótese descartada pelo militar. 

"O que a gente orienta é que se você ficar preso em um elevador, seja entre andares, seja em um local que você não tem acesso, a primeira coisa é manter a calma, não se desesperar, porque a pessoa não vai morrer ali sem oxigênio, que talvez seja o maior temor dessas pessoas", afirma. 

Além disso, de acordo com o militar, é necessário que a pessoa utilize o botão de emergência, que fica dentro do elevador, e que não saia caso a porta se abra de frente para um vão. 

LEIA TAMBÉM: Morte de idosa: Prefeitura diz que elevador de clínica estava regular

"Existe um botão de emergência dentro deste elevador e por meio do interfone acionar o zelador ou porteiro do prédio pedindo ajuda e, se por ventura, esse elevador pare com a porta aberta, o certo é não tentar sair. Porque pode ser que no momento de sair esse elevador volte a funcionar e você sofra algum acidente mais grave ou que possa ser até fatal."

Imóvel estava com alvará de funcionamento vencido

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o imóvel onde ocorreu a tragédia, uma clínica médica, localizada na Enseada do Suá, estava com alvará de funcionamento vencido. 

"A gente verificou que o imóvel se encontra irregular, com o alvará vencido desde o dia 3 de março. Foi verificado também que eles iniciaram o processo de renovação em fevereiro, mas não deram andamento a este processo de vistoria. Então, o imóvel será notificado pelo Corpo de Bombeiros ainda nesta tarde por alvará vencido e vai ser dado todo o prosseguimento ao processo de fiscalização e também de renovação do alvará", relatou capitão Alan. 

A clínica contesta a informação e afirma que o requerimento para o novo alvará está dentro do prazo estipulado por lei. 

Porta de elevador não deve abrir quando não estiver nivelado 

O supervisor técnico de elevadores Marcos Paulo Santos Azevedo reitera a hipótese do Crea-ES de que o painel que mostra o andar do elevador não estava funcionando corretamente. 

De acordo com ele, os elevadores não devem abrir quando não estiverem nivelados no andar, por conta de um fecho eletromecânico que mantém as entradas e saídas fechadas. 

"Em caso do elevador não estar nivelado no andar, ele não deve abrir a porta de forma alguma. Existe ali um fecho, normalmente eletromecânico, eletromagnético, que faz a segurança para que a porta do pavimento não abra, caso o elevador não esteja no andar", informou. 

Ele declarou também que os equipamentos costumam demonstrar alguma falha no funcionamento por meio de algum ruído. 

"Normalmente um barulho, um desnivelamento no equipamento, cabos de aço, roldanas, corrediças de porta, se o funcionamento da segurança, inclusive dos fechos eletromecânicos das portas estão todos funcionando corretamente".

O local onde o acidente ocorreu será periciado e, de acordo com a Polícia Civil, a investigação irá apurar se houve falha humana. 

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record 

Leia Também: Idosa que morreu em poço de elevador foi secretária pessoal de Hartung: “Momento de dor”





Pontos moeda