Geral

Detentas do ES aprendem a criar peças de bordado à mão

A capacitação conta com uma carga horária de 160h e tem como objetivo levar conhecimento prático

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Sejus

A Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTQIA+, passou a ofertar para 20 internas e internos o curso de “Artesão em Bordado à Mão”. 

A capacitação conta com uma carga horária de 160h e tem como objetivo levar conhecimento prático, ensinando a criar peças em bordado à mão, bem como confeccioná-las. 

A ação é resultado da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Espírito Santo (Senac-ES).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O diretor da unidade prisional, Gabriel Fitaroni Neves da Cunha, explica que a capacitação atende a uma necessidade específica do público custodiado na PSME2.

“Temos outros projetos ligados ao artesanato e à costura, como a confecção de amigurumis, bolsas, caminhas e cobertores pets. O curso oferecido pelo Senac vem aperfeiçoar as técnicas utilizadas e agregar valor no trabalho desenvolvido nos projetos da unidade prisional. O curso está sendo bem aproveitado pelas internas e internos, com a garantia da qualidade ofertada pelo Senac-ES. É uma oportunidade que qualifica e prepara as internas e internos para o mercado de trabalho, promovendo a reinserção social”, disse Gabriel Fitaroni.

O Senac-ES também aplica no sistema prisional do Espírito Santo, outros cursos: 

- Padeiro, realizado no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL);
- Fotógrafo, na Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1); 
- Cabeleireiro, no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC). 

Por ano, são distribuídas 120 vagas para egressos e 140 para internos, pelo período de cinco anos, totalizando 1.300 pessoas impactadas até o fim da parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus).

LEIA TAMBÉM: Noiva morre afogada em piscina durante festa do próprio casamento

Pontos moeda