Geral

Morre baleia de duas toneladas que encalhou em praia de Anchieta

O animal foi levado para o Instituto Orca em Guarapari, onde será realizada a necrópsia que definirá a causa da morte. Uma equipe monitorou o animal durante toda a noite

A baleia encalhou na praia de Anchieta na última quinta-feira Foto: Divulgação/ Anchieta ES

A baleia fêmea adulta, que media 5,5 metros de comprimento e pesava aproximadamente 2 toneladas, que encalhou na manhã da última quinta-feira (14), na praia de Castelhanos, em Anchieta, morreu nesta sexta-feira (15). 

O animal foi levado para o Instituto Orca em Guarapari, na Grande Vitória, onde será realizada a necrópsia que definirá a causa da morte.

Uma equipe monitorou o animal na praia com uma unidade veterinária móvel adaptada durante toda a noite

Baleia ou golfinho?

Há uma polêmica quanto ao fato de a Orca ser uma baleia ou um golfinho. Muitos acreditam que trata-se de uma baleia, até por se recordarem do Free Willy, personagem de um famoso filme.  

Porém, a ordem dos Cetáceos define quem são os animais mamíferos aquáticos. Dentro dessa ordem existem duas subordens, que diferenciam quem são os golfinhos e quem são as baleias. Os miocetos são as baleias, que têm por característica cerdas bucais no lugar dos dentes. Os odontocetos são os golfinhos, que possuem dentes verdadeiros e uma aerodinâmica especifica. Sua comunicação permite que as orcas estejam entre os maiores caçadores estratégicos dos oceanos.

Assim, a Orca seria classificada como golfinho. Porém, o gerente de monitoramento ambiental do CTA, Bruno Berguer, explicou que ela pode ser chamada de baleia pelo tamanho. 

Pontos moeda