Geral

Somente chuva forte vai acabar com incêndio em turfa na Serra

A área devastada já chega a 250 mil metros quadrados. O incêndio na turfa é uma combustão no solo que acontece devido ao calor e falta de água

Turfa continua incomodando os moradores da Serra  Foto: TV Vitória

O incêndio persistente da turfa continua e Bombeiros, Iema e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) se unem a fim de encontrar novas estratégias no combate às chamas subterrâneas. Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (24) foi explicada a tática que será usada, alagando a área onde a fumaça ainda persiste. 

Até  o momento 70% da área de fumaça foi reduzida, mas o problema maior está na ausência da chuva, somente com ela seria possível alagar devidamente a região.

Já foram abertas cinco canaletas com 300 metros de comprimento e um de largura e um de profundidade que são alagados para combater o fogo. O Corpo de Bombeiros tem usado mais de 90 mil litros de água por dia. A água usada não é potável, vem da Estação de Tratamento de Esgoto de Furnas.

A área atingida pela turfa já chega a um milhão e 500 mil metros quadrados e afeta a população de pelo menos sete bairros na Serra. Juntos homens do Corpo de Bombeiros, representantes da Prefeitura da Serra e voluntários trabalham intensamente com mangueiras, enxadas, enxadões e escavadeiras, na tentativa de eliminar o focos de incêndio.

Pontos moeda