Geral

Desfile de 7 de Setembro em Cariacica terá pelotão formado por mulheres

Pela primeira vez a Marinha do Brasil contará com 21 mulheres num pelotão exclusivo durante o desfile, que vai homenagear os 35 anos de participação feminina na instituição

Pela primeira vez, o desfile será realizado em Cariacica Foto: Divulgação/Governo

O desfile cívico de 07 de Setembro contará com diversas novidades. Além de ser realizado pela primeira vez no município de Cariacica, terá ainda a participação inédita de 21 mulheres do pelotão da Marinha do Brasil. A participação feminina tem o objetivo de homenagear os 35 anos do ingresso da mulher na instituição.

Mais 300 militares, entre Oficiais, Suboficiais, Sargentos e Grumetes (Aprendizes de Marinheiro) farão parte do desfile da Marinha. A Banda Marcial também participará do grupamento, juntamente com uma viatura e uma lancha de inspeção naval.

Além da Marinha do Brasil, irão desfilar os veteranos da Força Expedicionária Brasileira e ex-combatentes do Brasil; ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis; militares do 38º Batalhão de Infantaria; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Civil; Clubes de Carros; Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); Clube de Escoteiros; Clube de Desbravadores; e Projeto Mãos que Ajudam.

O desfile acontecerá pela primeira vez na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica. O evento está previsto para começar às 8h30 e contará com a participação de aproximadamente 1.000 militares e 600 civis.

Mulheres na Marinha do Brasil

A participação da mulher no Serviço Ativo da Marinha só foi possível em 1980 após uma lei que determinas apenas alguns cargos e serviços em terra.

Em 1997 uma nova lei que reestruturou os Corpos e Quadros de Oficiais e Praças da Marinha e ampliou a participação da mulher nas atividades da Força Naval. Atualmente no Brasil são quase 7 mil mulheres atuando na Marinha, sendo 3.197 Oficiais e 3.725 Praças em diversa áreas de conhecimento.

Ruas interditadas

A interdição na Avenida Expedito Garcia começa no domingo (06), às 14h, para montagem do palanque e a decoração da via. À meia noite haverá a interdição das ruas urbanas anexas ao desfile. 

Às 05 horas da segunda (7) acontecerá a interdição da Rodovia BR 262, no sentido Viana x Vitória, para interromper a passagem de veículos na via lateral da BR 262 na altura da Loja Regiani Máquinas e Ferramentas.

No sentido Vitória x Viana, será mantida viatura de apoio no cruzamento da BR 262 no Posto Valentim e no cruzamento da BR 262 - Estádio Kleber Andrade.

Pontos moeda