Geral

Quatro municípios capixabas já decretaram situação de emergência por causa da seca

Quatro municípios já decretaram situação de emergência até agora. No começo do ano pelo menos 46 tiveram problemas com o seca e a estiagem e também decretaram emergência

Seca do Rio Doce preocupa município de Colatina Foto: ​ TV Vitória

Menos de oito meses após o problema da seca e estiagem que assolou vários municípios, o Estado já começa a dar sinais de uma nova crise hídrica. Quatro municípios já decretaram situação de emergência após os problemas da seca afetarem principalmente o interior e a zona rural das cidades de Água Doce do Norte, Colatina, Afonso Cláudio e São Gabriel da Palha, confirmou o coronel Fabiano Bonno, coordenador da Defesa Civil Estadual. 

“No começo do ano tivemos 46 municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública, até o momento termos quatro que decretaram emergência”, contou Bonno.

E a tendência é que a crise se agrave e falte água em vários municípios. No norte do Estado a situação é mais crítica e há riscos de desabastecimento. O diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) Paulo Paim, disse que andou pelas bacias de Santa Maria, Itaúnas, São Mateus e constatou a gravidade do problema. 

“O Estado enfrentou uma situação onde o volume de chuva foi mais baixo este ano, o que exigiu da sociedade um conjunto de ações que deram certo. É preciso poupar e fazer utilização responsável, porque a tendência é que a situação se agrave até o fim do ano”, garantiu Paim.

Para a diretora da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Denise Cadete, reconhece que o ano é atípico com poucas chuvas, o que não possibilitaram a recuperação do lençol freático. “Outubro não é um mês que chove, é necessário a população ter cuidado, estamos em estado de alerta”.

A Cesan enfrenta problemas de captação principalmente no norte do Estado, e na região serrana, as cidades como São Roque do Canaã, Santa Teresa, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco e Alto Rio Novo, são as mais afetadas até o momento. “Estamos reativando poços que era inoperantes e a preferência é o consumo humanos” , afirmou a diretora da Cesan.  

A solução para o problema é a chuva, que parece que estar bem longe, segundo previsões meteorológicas. Economizar água e fazer uso consciente do recurso é fundamental. Evitar varrer ruas e calçadas com água, lavar carros, banhos longos, e cuidado no desperdício durante as tarefas domésticas.  “É preciso economizar muita água principalmente no campo, no momento de crise o cidadão rural tem que se dar conta de que todos precisam trabalhar juntos, no começo do ano todo mundo ajudou e deu certo”, lembrou Paim.

FALTA DE CHUVA NO COMEÇO DO ANO

A estiagem fez 46 municípios de norte a sul do Estado decretarem estado de emergência ou de calamidade pública. Cachoeiro de Itapemirim foi um dos primeiros a divulgar a situação, Itapemirim  não teve outra saída senão decretar a mesma situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado afetou de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água.

COLATINA FOI PRIMEIRO A DECRETAR EMERGÊNCIA

A estiagem e o sol forte começam a afetar o Espírito Santo e o primeiro município que sofre com o clima é Colatina, no noroeste do Estado. O prefeito Leonardo Deptulski já decretou situação de emergência na última quarta-feira (23). O secretário de Desenvolvimento Rural, o engenheiro agrônomo, Ricardo Pretti, afirmou que a situação é bem crítica. “Temos algumas comunidades que já não tem mais água, elas estão sendo abastecidas com carro pipa”,  contou.

Pontos moeda