Geral

Comitê divulga nova previsão e "onda" de lama deve chegar com quase um dia de atraso no Estado

A onda de cheia deve chegar a Baixo Guandu na madrugada de terça-feira (10). Em Colatina, a lama pode chegar durante o dia. Já em Linhares, durante o dia de quarta-feira (11)

Lama deve chegar na madrugada de terça-feira na Usina de Mascarenhas Foto: Fred Loureiro/Divulgação/Governo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) divulgou às 14 horas desta segunda-feira (9), uma nova previsão para a chegada da “onda” de lama nos municípios capixabas.

De acordo com o documento divulgado, a lama deve chegar ao município de Baixo Guandu na madrugada de terça-feira (10). Em Colatina, a lama pode chegar durante o dia de terça-feira. Já em Linhares, último município a ser atingido, a mancha de lama deve chegar durante o dia de quarta-feira (11).

O CBH-Doce reiterou, também, que a onda de cheia não irá causar enchentes nos municípios que estão localizados nas margens do rio Doce.

Autoridades estaduais e municipais acompanham o avanço da mancha em tempo real. Por uma orientação da Agência Nacional de Águas (ANA), os municípios devem cessar o abastecimento de água quatro horas antes de a lama chegar ao município. Não há previsão para a volta do abastecimento nas cidades.

O secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, que está em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, afirmou que a volta do abastecimento dependerá da análise da qualidade da água.

"A suspensão do abastecimento será feita aproximadamente quatro horas antes de a lama chegar à cidade. Já a liberação deve ser feita após as análises da água nos laboratórios credenciados. Por isso, não há previsão de quando o abastecimento será liberado nas cidades", afirmou.

O caso

Tragédia devastou cidade Foto: Reprodução/Record Minas

Uma barragem de rejeito da empresa de mineração Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira (05), entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem de rejeito é uma estrutura para armazenar resíduos da mineração. Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos na cidade.

Na manhã da última sexta-feira (06), moradores da cidade de Rio Doce, na Zona da Mata, foram surpreendidos pelo avanço dos rejeitos de minério de ferro no leito do rio. Ainda na sexta-feira, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou alerta para os municípios de Colatina, Linhares e Baixo Guandu, localizados às margens do Rio Doce no Espírito Santo.

O Rio Doce, em Colatina, deve ser atingido pela mancha de lama na terça Foto: Fred Loureiro/Divulgação/Governo
Pontos moeda