Geral

Lama de barragens não deverá causar enchentes, diz Serviço Geológico do Brasil

No Espírito Santo, os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, banhados pelo Rio Doce no Estado, já estão em alerta. As cidades devem suspender a captação de água

Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais Foto: Agência Brasil

A lama das barragens que se romperam em Minas Gerais não deverá causar enchentes no s municípios às margens do Rio Doce, segundo dados do boletim do Serviço Geológico do Brasil, divulgado na tarde deste sábado (07).

Confira o documento na íntegra!

De acordo com o documento, a previsão é que o pico da onda de cheia chegue nas estações de monitoramento de Colatina na próxima segunda-feira (09), e em Linhares na terça-feira (10).

Dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil neste sábado

O boletim informa ainda que a onda de cheia passou pelo rio Gualaxo do Norte, rio do Carmo, e se desloca ao longo da calha do rio Doce, passando pela estação de monitoramento de Cachoeira dos Óculos, localizada no parque do rio Doce. Esta estação de monitoramento fica a 205km do distrito de Bento Rodrigues da cidade de Mariana, Minas Gerais.

No Espírito Santo, os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, banhados pelo Rio Doce no Estado, já estão em alerta.

Neste sábado (07), o governador Paulo Hartung anunciou as medidas que serão adotadas para diminuir os impactos da chegada da “onda de lama” ao Estado.

A primeira estratégia adotada pelo governo foi comunicar aos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares sobre o problema e agilizar a retirada dos moradores de localidades ribeirinhas ao Rio Doce.

O caso

Uma barragem de rejeito da empresa de mineração Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira (05), entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem de rejeito é uma estrutura para armazenar resíduos da mineração.

Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos na cidade.

Na manhã da última sexta-feira (06), moradores da cidade de Rio Doce, na Zona da Mata, foram surpreendidos pelo avanço dos rejeitos de minério de ferro no leito do rio.

Ainda na sexta-feira, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou alerta para os municípios de Colatina, Linhares e Baixo Guandu, localizados às margens do Rio Doce no Espírito Santo.

Pontos moeda