Geral

Moradora do ES encontrada na Espanha estava desnorteada e sem memória, diz família

Segundo um parente de Chris Ribeiro, a jovem não sabia onde estava e nem quem ela era. Estudante está sedada em um hospital de Barcelona e só deve acordar neste sábado

Jovem foi encontrada pelas ruas de Barcelona e está internada em um hospital da região Foto: Reprodução Facebook

A estudante de Turismo Chris Ribeiro, de 23 anos, que estava desaparecida na Espanha e foi encontrada após ficar quase dois dias sem se comunicar com a família, continua internada em um hospital de Barcelona, onde é mantida sedada. A previsão, segundo a família, é que ela acorde somente neste sábado (12), quando deverá prestar esclarecimentos à polícia espanhola, que investiga o seu desaparecimento, sobre o que aconteceu nesse período em que esteve incomunicável.

De acordo com um familiar, a jovem, que nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora no Espírito Santo há cerca de um ano, foi encontrada desnorteada pelas ruas de Barcelona, próximo a um restaurante. "Ela estava desorientada, não sabia onde estava, quem ela era. As pessoas que a encontraram deram água para ela e tentaram ajudar de alguma forma. Eles a reconheceram como a moça que estava desaparecida e acionaram a polícia", contou.

O parente ressaltou ainda que a informação de que Chris teria sido dopada por uma droga conhecida como "boa noite Cinderela" não é verdadeira. "Os exames que ela fez no hospital onde está internada não constataram nada. O que sabemos é que ela estava desorientada, mas estava acordada. Ela foi sedada no hospital, pela equipe médica, porque estava muito agitada e ansiosa, dizendo que queria voltar logo", explicou.

Segundo ele, somente após a jovem acordar é que a família saberá se precisará mesmo ou não seguir para a Espanha para buscá-la. "Vamos esperar ela acordar para saber se tem condições de vir sozinha para o Brasil ou se alguém da família precisará viajar para a Espanha, para encontrar com ela. Amanhã [sábado] já devemos ter uma definição".

O familiar informou ainda que, no momento, a estudante está sob os cuidados da embaixada brasileira, que decide quem pode ou não ter contato com ela. "Até mesmo a polícia precisa de autorização para ter acesso a ela. O amigo dela, que estava em Portugal e já voltou para a Espanha, também não está conseguindo ter contato direto com ela, só mesmo o pessoal da embaixada. Além disso ela está sendo acompanhada por uma equipe de médicos, psicólogos e outros profissionais".

Desaparecimento

Chris está na Espanha desde o início do mês Foto: Reprodução Facebook

Quelene Christiana Ribeiro, mais conhecida como Chris, foi encontrada pela polícia espanhola após ficar sem dar notícias desde a madrugada de quarta-feira (09). Pelo Facebook, a irmã da jovem, Quelen Ribeiro, informou que, segundo os policiais, Chris foi vítima de sequestro e, após grande repercussão do caso, foi abandonada no centro de Barcelona.

De acordo com familiares, Chris embarcou para Barcelona, a passeio, no dia 1º de dezembro e, inicialmente, voltaria para o Brasil na próxima terça-feira (15). Nesse período ela combinou que ficaria na casa de um empresário amigo dela, que a jovem conheceu no período em que morou em São Paulo.

Os dois chegaram a se encontrar na Espanha e estiveram juntos até o último domingo (06), quando o empresário viajou para Lisboa, em Portugal. Segundo a família, a estudante já havia passado 15 dias na casa desse amigo na capital portuguesa, no início deste ano. 

Quelen informou que, antes dessa primeira viagem da irmã, as duas criaram um código entre elas, que poderia ser utilizado caso Chris precisasse de socorro e não pudesse entrar em detalhes. Bastava a jovem enviar a palavra "AKI" que Quelen saberia que ela poderia estar em perigo.

Chris enviou o código para a irmã, via WhatsApp, à 1h47 de quarta-feira, horário de Brasília, 4h47 pelo horário local. Desde então, a família não conseguiu mais estabelecer contato com jovem. 

De acordo com Quelen, na noite anterior ao seu desaparecimento, Chris havia combinado de sair com um casal que havia conhecido em Barcelona. "Ela conheceu, pelo que eu soube, um casal de espanhóis e falou pelo WhatsApp que iria sair com eles para jantar. Depois ela iria para uma balada. Então ela saiu com desconhecidos realmente. Ela não tem conhecidos lá, a não ser esse amigo dela", contou.

A empregada que cuida da casa do amigo de Chris, onde a estudante estava hospedada, informou aos parentes que todos os objetos pessoais da jovem permanecem no quarto onde ela estava, inclusive o passaporte. De acordo com a família, o amigo da jovem já está em Barcelona, acompanhando a situação de perto, e já teria levado os pertences e o passaporte dela para o hospital em que Chris está internada.

Pontos moeda