Geral

Desaparecimento de médico capixaba em São Paulo inspira livro de romance policial

Diante das notícias sobre o sumiço de Roberto Gomes, o também médico Dan Mendonça decidiu escrever um livro de ficção inspirado no mistério em torno do desaparecimento

Roberto Gomes não é visto desde novembro de 2014 Foto: Reprodução

O mistério em torno do desaparecimento do médico capixaba Roberto Gomes, que não é visto desde o final de novembro de 2014, fez com que inúmeras versões - algumas delas fantasiosas - sobre o paradeiro do oncologista surgissem para tentar explicar o que teria acontecido. No entanto, o caso também serviu de inspiração para um outro médico capixaba, que também é escritor e decidiu escrever um romance policial baseado na história do desaparecimento do oncologista.

Dan Ferreira de Mendonça, que é clínico e cirurgião otorrinolaringologista e chegou a ser aluno de Roberto Gomes na época da faculdade, explicou que, apesar da semelhança com a realidade, a história contada em seu livro, intitulado "Mistério em Sampa", é totalmente fictícia. 

"A partir de todos os fatos noticiados a respeito do desaparecimento do doutor Roberto, desenvolvi minha obra, que é de ficção. O personagem também é um médico conceituado, que sai de Vitória e vai para São Paulo lançar um livro. E nessa viagem, ele acaba desaparecendo de maneira misteriosa, assim como Roberto. Mas, a partir daí, desenvolvo uma história cheia de surpresas e emoções, com um final surpreendente e feliz para o médico. É importante que as pessoas que leiam o livro entendam que a história não necessariamente corresponde com a realidade, pois se trata uma narrativa fictícia, com capítulos encadeados", explicou.

Livro foi criado com base no desaparecimento do médico capixaba Foto: Reprodução

Dan Mendonça conta que escreveu o livro entre os meses de fevereiro e abril do ano passado e, durante a fase de edição, entrou em contato com a esposa de Roberto, Nildete Gomes, para informar sobre a obra. "Não queria que família dele soubesse do livro de outra maneira, pois poderiam não aprovar a ideia. Entreguei um exemplar com dedicatória para a Nildete, que leu e gostou muito da história. Ela disse que gostaria muito que o próprio Roberto lesse o livro e, assim que voltasse, eu escrevesse a história real sobre o que aconteceu com ele", conta.

Questionado sobre o que acha que realmente pode ter acontecido com o médico desaparecido, Mendonça prefere não fazer nenhuma afirmação, mas lamenta as versões maldosas que surgiram sobre o caso ao longo do tempo. 

"Durante todos esses meses, falaram muita coisa sobre o doutor Roberto, sem nenhum fundamento. Quem conhecia ele, sabia que era um homem do bem, muito elogiado por seus pacientes e muito querido por todos que o conheciam. Acho nula essa versão que ele tenha sido vítima de algum crime. Acho que ninguém faria mal a uma pessoa como o doutor Roberto. Também acho pouco provável que ele tenha perdido a memória, pois acredito que ele a recuperaria logo depois. Além disso, depois de toda repercussão que teve o desaparecimento dele, acho pouco provável que alguém o manteria sem informar à polícia. Minha intenção, ao escrever o livro, não foi apresentar uma versão sobre o que eu acho que aconteceu com ele. Acho que seria mais fácil acertar os números da mega-sena do que adivinhar o que aconteceu com ele", comparou.

Dan Mendonça lançará o livro durante a exposição que promoverá, junto com suas filhas, no próximo dia 20 Foto: Divulgação

"Mistério em Sampa" é o segundo livro lançado por Dan Mendonça, o primeiro romance policial. Em 2009, o escritor, que também é desenhista, escultor e desenvolve outras atividades ligadas às artes, lançou "Pés no chão e cabeça nas nuvens", que documenta sua carreira de artista plástico desde 1974.

O livro "Mistério em Sampa" já está disponível para venda na livraria Logus do Shopping Jardins, em Jardim da Penha, Vitória, e custa R$ 40. O lançamento oficial da obra, no entanto, será no próximo dia 20, às 19h30, no Centro Médico Shopping Vitória, na Enseada do Suá. O livro será lançado durante a exposição "Desenho, uma paixão em família", promovida por Dan e suas filhas Ledda e Dani de Mendonça, também artistas plásticas, e que exibirá 39 obras desenvolvidas pelos três.

Entenda o caso

O médico Roberto Gomes é um oncologista renomado e já foi eleito capixaba do ano, em 2012, na área de medicina. Além disso, ele comandou dezenas de trabalhos científicos sobre tratamento e prevenção do câncer.

Imagens de videomonitoramento mostram o médico saindo do hotel antes de desaparecer Foto: TV Vitória

Roberto desapareceu no dia 28 de novembro de 2014, após realizar uma viagem para São Paulo, onde participou do lançamento de um livro que ajudou a escrever sobre a prevenção do câncer. O lançamento foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um dia antes do sumiço do médico. Já o embarque para a capital paulista aconteceu no dia 26.

Após o fim do lançamento do livro, o médico se negou a voltar de carona com colegas e preferiu pegar um táxi até o hotel onde estava hospedado, na Avenida Paulista. Segundo presentes no evento, Roberto demonstrava um certo cansaço e havia dito que não estava se sentindo bem. No entanto, em entrevista a uma TV local, o médico capixaba parecia feliz.

Na manhã de sexta-feira, dia 28 de novembro, Roberto fez o último contato com a família, no Espírito Santo, avisando que a passagem de volta para Vitória estava marcada para o sábado à noite. No entanto, ele disse que anteciparia a volta para a manhã de sábado.

Logo após tomar café no hotel onde estava hospedado, o médico fez check-out, guardou as malas dentro do guarda-volumes e saiu apenas com uma sacola plástica nas mãos. A partir daí, Roberto Gomes não foi mais visto

O sumiço do médico capixaba foi alvo de boatos e especulações, mas nenhuma pista concreta foi encontrada pela polícia. Dias depois do desaparecimento, a polícia teve acesso a um vídeo, registrado por uma câmera de segurança de um estacionamento, que mostra um homem com aparência semelhante à de Roberto Gomes caminhando em uma rua do Centro de São Paulo. No entanto, a família garantiu que o homem que aparece nas imagens não é o médico capixaba.

Além disso, a família teve várias informações desencontradas, a respeito de Roberto, ao longo dos meses. Uma delas que a de que um homem teria tido um mal súbito, foi resgatado pelo Samu e internado em um hospital. Outras informações foram de pessoas nas redes sociais que diziam tê-lo visto dentro de rodoviárias, em parques da cidade, em praças e outros tantos lugares, que no final não levavam a nenhuma notícia concreta. Chegou-se a cogitar a possibilidade de Roberto Gomes ter sido visto caminhando pelas ruas de Curitiba, mas nenhuma pista do capixaba foi encontrada na capital paranaense.

Pontos moeda