Geral

Vacinação contra a gripe H1N1 será retomada na próxima terça no ES apenas para grupos de risco

Terão prioridade na vacinação, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, e pessoas com 60 anos ou mais

H1N1: vacinação será retomada na terça Foto: Divulgação

A vacinação contra gripe H1N1 será retomada no Espírito Santo na próxima terça-feira (7), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A vacinação acontece até a próxima sexta-feira (10).

Serão imunizados, prioritariamente, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, e pessoas com 60 anos ou mais. Apenas as pessoas desse grupo devem procurar os postos de vacinação municipais.

Desta vez, os doentes crônicos como hipertensos e diabéticos não serão imunizados. O secretário Estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que as 150 mil doses da vacina contra gripe, tem como objetivo atingir 100% do grupo prioritário. “Nesta retomada serão vacinadas apenas gestantes, idosos, puérperas e crianças. Os municípios devem vacinar até atingir 100% desse grupo”, afirmou.

O grupo a ser vacinado foi definido na última segunda-feira (30), em reunião com a diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Até a manhã desta sexta-feira (3), o Espírito Santo atingiu 94,96% de cobertura vacinal, o que representa 686.265 pessoas imunizadas. Também foram vacinadas 158.068 nos grupos de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. Para estes grupos não há meta específica.

A H1N1 já matou 22 pessoas no Espírito Santo e 19 mortes são investigadas. 628 notificações foram feitas no Estado e 132 casos de da gripe foram confirmados este ano no Espírito Santo. As unidades de saúde devem ter a fiscalização intensificada para evitar furtos das doses.

Pontos moeda