Geral

Hucam diz que contaminação em sangue de transfusão foi causada por bactérias diferentes

O hospital disse que ainda é muito cedo para apontar as causas do ocorrido. Informou também que a Anvisa já foi informada e vai investigar o caso

A mulher e o idoso realizavam tratamento no Hospital das Clínicas Foto: TV Vitória

Após uma mulher de 54 anos morrer e um homem de 70 anos ser internado, o Hospital das Clínicas (Hucam) informou que as contaminações foram causadas por bactérias diferentes. Além disso, as duas bolsas de sangue eram de doadores diferentes, mas foram coletadas no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).

Durante uma entrevista coletiva, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), a superintendência do Hucam disse que ainda é muito cedo para apontar as causas do ocorrido. Informou também que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já foi informada e vai investigar o caso.

A mulher que morreu recebeu o sangue no próprio Hemoes e o idoso no hospital. Os dois faziam transfusões de sangue regularmente. A mulher se sentiu mal após receber o sangue e acabou morrendo. O caso aconteceu em junho deste ano. Já a outra vítima, que segue internada no hospital em observação, aconteceu no mês de maio. 

Ainda de acordo com a superintendência do Hucam, nos últimos dois anos, mais de oito mil transfusões foram realizadas dentro do hospital e e nenhum caso parecido foi registrado. Diante dos casos, algumas normas de segurança deverão ser reavaliadas. Para afastar o risco, o estoque atual de sangue também passará por novos testes.

Pontos moeda