Geral

“Quadro é muito grave”, diz prefeito de Colatina sobre chuvas

Ele informou que a água já baixou, mas a preocupação é por causa do período de chuvas que ainda está começando. Cinco famílias tiveram que deixar as casas

Uma equipe da Defesa Civil trabalha para limpar a cidade Foto: Reprodução

O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, disse estar preocupado com a situação do município. Segundo ele, a preocupação é por conta do volume de chuva que atingiu o município. O solo ficou muito encharcado e, de acordo com o prefeito, se outro temporal atingir a cidade, haverá novos alagamentos. 

“O quadro é muito grave e nós estamos no início do período de chuva. Precisamos manter a atenção, porque essa chuva concentrada dessa forma já está sinalizando para um período de cheias, com chuvas semelhantes ao que já tivemos em outros anos”, destacou o prefeito.

Ruas do município ficaram alagadas Foto: Reprodução Facebook

De acordo com Deptulski, uma equipe da prefeitura e da Defesa Civil passou a última quarta-feira (23) limpando a cidade e atendendo famílias que tiveram as casas atingidas pela enxurrada. “Nós tivemos que tirar várias famílias das suas casas, que estavam em área de risco. Algumas foram para casas de parentes. Esse atendimento é o mais urgente sempre para que a gente não deixe a população em situação de risco”, explicou. 

Segundo o major Márcio Rodrigues, da Defesa Civil de Colatina, todas as pessoas que foram desalojadas, a princípio, estão em casas de conhecidos, de vizinhos, de parentes. “A parte mais afetada, onde nós tivemos os alagamentos, a água já baixou e agora estamos trabalhando com a limpeza para que as pessoas possam retornar as suas vidas”, informou.

Um supermercado foi atingido Foto: Reprodução Facebook

Ainda de acordo com o prefeito, a Defesa Civil está de plantão 24 horas para atender toda a população. Ele alertou também para uma falsa informação sobre a abertura das comportas de uma usina que foram espalhadas, assustando os moradores do município. Ele alegou que qualquer tipo de alerta será passado pela prefeitura e por órgãos oficiais. 

“A água já baixou e está controlada. Ontem houve um alerta falso de pessoas espalhando nas redes uma possível subida do Rio Doce por cota da abertura das comportas, mas hoje existem informações muito seguras em relação a subida do rio e as pessoas podem confiar nas informações oficiais. Nossa preocupação é a continuidade da chuva, pois a terra já está muito encharcada e toda chuva que der vai direto para as ruas. Temos que ficar atentos’, alegou o prefeito. 

Confira ao vídeo:

Pontos moeda