Geral

"Caladão": celulares mudos atingem também moradores de Nova Almeida e Praia Grande

De acordo com moradores da região, dificuldade de conseguir se comunicar via celular piora na temporada de verão. O "caladão" atinge principalmente celulares da operadora Vivo

Moradores reclamam que durante o verão os celulares ficam sem sinal Foto: Divulgação

Verão, praia, sol, turistas e... Caladão em celulares nos balneários de Nova Almeida, na Serra e Praia Grande, em Fundão. Os moradores que possuem celulares da operadora Vivo afirmam que não conseguem fazer ou receber ligações nos finais de semana de verão.

Segundo Alex Bulhões, morador de Nova Almeida há 44 anos, a dificuldade de conseguir se comunicar via celular piora na temporada de verão, quando a região recebe turistas e a população praticamente triplica no local. Neste final de semana, os aparelhos ficaram completamente ‘mudos’.

“Foi impossível fazer ou receber telefonemas via celular no sábado e no domingo durante o dia. Ficamos sem sinal e sem acesso à Internet. Eu penso que não há manutenção na rede de telefonia celular e além disso, por ter muita gente na região, a rede acaba congestionada”, disse.

Os moradores do bairro Praia Mar, na região de Nova Almeida, também enfrentam o mesmo problema.  De acordo com o presidente comunitário do bairro, Dório Luiz Rosa, na manhã desta segunda-feira (09) ninguém se comunicou via celular no bairro e, para ele, o problema está relacionado com a energia elétrica.

“Hoje pela manhã ficamos cerca de uma hora sem energia elétrica no bairro e isso afetou a telefonia celular. Ficamos com os aparelhos inoperantes, sem sinal. Toda vez que falta energia elétrica os celulares ficam inutilizados”, reclamou.

Já a moradora de Praia Grande, distrito do município de Fundão, Martha Maria Galdino, afirma que o problema que acontece em Nova Almeida também é frequente na região.

“Sempre tivemos este problema, mas neste verão a situação está pior. Neste final de semana, a comunicação pelo celular só através do WhatsApp porque não tínhamos sinal para fazer ligações. Eu acredito que tem muita gente em Praia Grande e a rede de telefonia celular não está comportando”.

Por meio de nota, a operadora Vivo informou que clientes da empresa em Nova Almeida  nesta segunda-feira (09) podem ter encontrado dificuldades na utilização nos serviços de voz e banda larga, devido a vandalismo em equipamentos da empresa. As baterias destes sites (erbs) foram furtadas. 

A empresa esclareceu que as antenas (ERBS) utilizam energia elétrica para seu funcionamento e afirmou que. assim que o problema foi detectado, a companhia mobilizou equipes técnicas para normalizar a situação no menor prazo possível.  Sobre o ‘caladão’ do final de semana em Nova Almeida e Praia Grande, a empresa não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Em Guarapari, celulares ficam ‘mudos’ nos finais de semana

Os problemas na rede de telefonia celular não são exclusividade de Praia Grande, em Fundão e Nova Almeida, na Serra. Na última semana, a equipe de reportagem do jornal Online Folha Vitória conversou com moradores e turistas de Guarapari e a reclamação era uma só: não se consegue fazer ou receber ligações pelo celular nos finais de semana na Cidade Saúde. 

Diferente dos casos de Praia Grande e Fundão, onde o problema é percebido apenas pelos usuários de uma única operadora. Em Guarapari, celulares de todas as operadoras ficaram sem sinal.

Pontos moeda