Geral

Estudantes poderão usar nota do Enem para ingressar em faculdades capixabas. Entenda!

Na UCL há cerca de 400 vagas disponíveis em 18 cursos de graduação. Já a Católica de Vitória tem cerca de 1050 vagas distribuídas em 21 cursos

Os estudantes poderão usar a nota do Enem Foto: Agência Brasil

Com o resultado do Enem divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC) - confira o seu aqui - , algumas faculdades capixabas já começam a receber cadastros de interessados em ingressar em um curso de graduação.

A UCL (Faculdade do Centro Leste), com campus em Manguinhos, na Serra, e em Jardim América, em Cariacica, utiliza a nota do exame como forma de seleção. Os candidatos podem informar, inclusive, o desempenho em exames feitos em anos anteriores. 

Existem aproximadamente 400 vagas disponíveis, distribuídas em 18 graduações, para quem quiser participar. Em caso de aprovação, os estudos já começam em fevereiro.

Entre as opções estão Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Informática - Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Marketing.

"A UCL é uma faculdade referência em termo de engenharias e nas áreas de Tecnologia da Informação e administração. Como são cursos oferecidos de acordo com a demanda externa, os alunos saem bem preparados paras ocupar o mercado", reitera o diretor de Marketing da instituição, Sandro Lobato. O diretor ainda enfatiza que quem deseja ter um diploma de curso superior mais rápido, entre dois e dois anos e meio, tem a opção de cursos chamados de tecnólogos, como Marketing e Logística.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ucl.br ou pessoalmente nos campi da instituição. Na hora de se inscrever, o candidato deve informar que utilizará o Enem como forma de seleção e informar a nota. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3434-0100.

A UCL também oferece bolsas por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos), do Governo Federal, que utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Pelo ProUni, foram disponibilizadas para este semestre 300 bolsas, das quais 98 são integrais e outras 202 são de 50% de desconto. 

Já na Católica de Vitória, localizada na Avenida Vitória, bairro Forte São João, o candidato pode optar pelo ingresso com a nota do Enem, em substituição à prova do vestibular. 

Ele deverá obter a pontuação mínima de 200 pontos nas provas de Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e a não obtenção de nota zero na Redação. 

A Católica oferece os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia  de Software, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Tecnologia em Design de Interiores, Nutrição, Serviço Social, TADS,  Psicologia, Sistemas de Informação e Redes de Computadores. Cada turma e curso possui 50 vagas.

Além dos programas do governo como Prouni e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), a Católica conta com o financiamento estudantil próprio, o CredIES, em que 50% da mensalidade poderá ser paga ao longo do tempo da graduação. Ao concluir o curso, o aluno terá o mesmo tempo para pagar o restante, com uma taxa administrativa de 0,35% ao mês e o reajuste do valor da mensalidade. 

O reitor da Católica, Cledson Rodrigues, enfatiza a qualificação dos professores da instituição, que tem uma tradição de 74 anos em Vitória. "Além de ter uma avaliação de desempenho dos alunos muito boa, 85% dos nossos professores são mestres e doutores, sendo que o MEC pede pelo menos 50%", afirma. Segundo ele, a instituição foi premiada pela quarta vez consecutiva no atributo preço/qualidade.

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas até o final do mês de fevereiro por meio da Central de Atendimento, entre 8h e 19h, ou pelo site www.ucv.edu.br/vest . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3331-8566. 

ProUni

O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. 

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos (R$ 2.811,00), o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e baseado nas notas do Enem. Só podem participar aqueles que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do exame e não zeraram a redação. 

As inscrições para o processo seletivo, que será aberto no dia próximo 30 de janeiro e se encerrará no dia 2 de fevereiro, deverão ser feitas por meio do site www.prouniportal.mec.gov.br

O programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. Entenda melhor o ProUni aqui.

Fies

O Fies é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos. Pode se inscrever às vagas o estudante que tenha participado do Enem e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. 

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos (R$ 2.811,00).

A taxa de juros do financiamento governamental é de 6,5% ao ano. Já o percentual do abatimento do preço das mensalidades é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante, que só começa a pagar a dívida após a formatura.

As inscrições para o Fies terão início no dia 6 de fevereiro e seguem até o dia 9 de fevereiro, por meio do site www.sisfiesportal.mec.gov.br. Entenda melhor o Fies aqui.

Pontos moeda