Rotativo de Cariacica gera confusão entre clientes e monitores. Entenda o sistema!

A maioria das desinteligências entre as partes está relacionada à cobrança de tarifa de pós-utilização no valor de R$ 20,00 para carros e R$ 10,00 para motocicletas

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Alguns vídeos de desentendimentos entre usuários e monitores do Rotativo Digital Cariacica, no bairro Campo Grande, circulam pelas redes sociais. A maioria das discussões entre as partes está relacionada à cobrança de tarifa de pós-utilização no valor de R$ 20,00 para carros e R$ 10,00 para motocicletas.

Veja o vídeo abaixo:

Como o trânsito na cidade é municipalizado, o Folha Vitória entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC) e com a empresa Rotativo Digital Cariacica para esclarecer as dúvidas do usuário com relação ao estacionamento rotativo em Campo Grande.

A empresa possui um sistema em que o usuário do estacionamento deverá pagar sempre antecipadamente, seja através do site, aplicativo no celular, monitores nas ruas e estabelecimentos comerciais que tiverem interesse em ter o equipamento, como se fosse para uma recarga de celular.

O sistema será digital e serão oferecidas 1500 vagas, sendo 1200 para carros e 300 para motos.
O usuário deverá pagar sempre antecipadamente, seja através do site, aplicativo no celular, monitores nas ruas, e estabelecimentos comerciais Foto: ​Claudio Postay

"Funcionamos com um sistema de crédito na placa. O usuário pode deixar qualquer valor de crédito na placa e a medida que for estacionando o sistema vai debitando a cada 30 minutos. Esses  créditos na placa não tem prazo para utilização, e poderão ser usados em qualquer rua onde tenha o rotativo, porque o nosso controle é pela placa", explica a empresa Rotativo Digital Cariacica.

Porém, quando um cliente estaciona e não possui crédito na placa, poderá buscar qualquer forma de pagamento e se dirigir a um dos monitores que estão sempre nas ruas. Existe uma tolerância de 10 minutos para que o usuário efetue o pagamento de todo o período estacionado, respeitando o prazo máximo de 2 horas por vaga.

"Por exemplo: o cliente estaciona e não viu o monitor imediatamente, então ele tem 10 minutos para localizar ou buscar todas as outras formas de pagamento. Com 11 minutos estacionado, caso não tenha efetuado o pagamento receberá uma tarifa de pós-utilização no valor de R$ 20,00 para carro e R$ 10,00 para moto. Essa tarifa é transformada em crédito para o usuário a primeira vez. O intuito é que o usuário procure entender o funcionamento do estacionamento e suas regras feitas para que a finalidade se concretize, ou seja dar rotatividade as vagas, permitindo um maior número de pessoas circulando no comércio, melhorando o trânsito", esclarece a empresa.

Veja um gráfico que mostra a escolha do tempo de estacionamento pelos usuários

 
 

Mas será que a quantidade de monitores é suficiente para atender a todo o bairro? Segundo a Rotativo Digital Cariacica, a empresa funciona atualmente com um monitor para cada 20 vagas, e um fiscal da empresa para cada 10 monitores. A empresa, porém, afirma que o número de veículos estacionados desde a implantação do rotativo supera as expectativas. 

"Temos 93% de usuários regulares e somente 7% irregulares, e desses irregulares em muitos casos se trata da mesma placa. Nos primeiros 45 dias foram estacionados de forma regular 99.221 mil veículos. Destes 90 % (89.589) utilizaram o estacionamento por até 1 hora, ou seja a maior prova da rotatividade que podemos dar e o sucesso do estacionamento, e também a justificativa porque hoje encontramos vagas em todo o lugar", diz.

Como a prefeitura avalia o sistema?

Por meio de nota, a prefeitura disse que segundo informações do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), o sistema de estacionamento rotativo está promovendo retorno positivo. Segundo a prefeitura, o objetivo era ampliar a rotatividade de veículos nas vagas, permitindo que mais pessoas pudessem frequentar o centro comercial e, possivelmente, consumir no local. "Nestes meses o nível de rotatividade já alcançou ocupação média de 6 veículos por vaga", diz a PMC.

Confira abaixo um Tira-dúvidas sobre a utilização do estacionamento rotativo:

 
 

Reclamações

A Prefeitura de Cariacica ressalta orienta aos usuários a acionarem a empresa em casos de reclamação ou dúvidas. Os mesmos devem entrar em contato com o SAC do Rotativo Digital Cariacica pelo telefone 2141-9243 ou pelo e-mail: [email protected] . A empresa fica na Rua Padre José Carlos, 43, Campo Grande. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábado, das 9h às 12h.

"A Prefeitura conta com a ajuda do usuário na fiscalização do estacionamento rotativo. Caso a solicitação feita à empresa não seja respondida em até 24 horas, a Prefeitura pede que o cidadão acione a Ouvidoria Municipal, pelos telefones 162 ou 3354-5847, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h", diz a prefeitura.

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