Polícia

Acusado de ter assassinado ex-namorada com escavadeira foi solto por ser réu primário

Decisão da juíza Paula Cheim Couto levou em consideração que o acusado é réu primário, não possui antecedentes e tem residência fixa. Mãe diz que está revoltada com a decisão

Christian Cunha foi liberado pela Justiça e vai aguardar julgamento em liberdade Foto: TV Vitória

Ele pode ficar até 30 anos na prisão por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, porém deve aguardar todo o julgamento em liberdade. Christian Cunha, de 19 anos, acusado de matar a ex-namorada, Bárbara Richardelle, de 18, com golpes de escavadeira, na Praia da Costa, em Vila Velha, no dia 18 de março foi solto pela Justiça na última terça-feira (27).

A decisão foi da juíza Paula Cheim Couto, divulgada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) na última segunda-feira (26). Mesmo tendo admitido ter cometido o crime, Christian teve o pedido de Habeas Corpus aceito. A juíza salientou que o acusado é réu primário, sem antecedentes criminais e com residência fixa.

Christian ficou pouco mais de dois meses na prisão. A polícia o indiciou em flagrante por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, asfixia e não dar chance de defesa para a vítima. Se considerado culpado, Christian Cunha pode pegar até 30 anos de prisão.

Segundo o delegado à frente do caso, Adroaldo Lopes, a frieza do rapaz chamou a atenção da polícia. “Pelo que ele relatou em depoimento, ele já tinha aquele local planejado para deixar o corpo da vítima”, afirmou para o jornal online Folha Vitória, em março deste ano.

"É como se tivessem matado minha filha de novo", diz mãe

Fotos que vazaram na internet pode ter sido o motivo do fim de namoro que deixou Christian possesso Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória/Record, a mãe de Bárbara Richerdelle, Selma dos Santos, se mostrou revoltada com a decisão da Justiça. "Eu fiquei tão revoltada que é como se tivessem matado a minha filha de novo. Foi a segunda pior noticia da minha vida. A primeira foi saber o que esse assassino fez com ela e agora ele está solto. Ele ficou dois meses e 18 dias na cadeia e está solto. Aqui se faz, mas não se paga", disse.

Pai defende prisão de filho e diz que o local mais seguro é na cadeia

Como a família de Bárbara não tem condições financeiras de contratar um advogado, Selma agora diz esperar a justiça divina. "Agora a gente tem que esperar a Justiça divina, porque ao menos nessa eu ainda estou confiando. Eu fico imaginando se esse juiz que assinou a soltura dele tem filho, porque amanhã pode acontecer com a filha dele", finalizou.

"Meu filho tem que pagar pelo crime", diz pai de jovem que confessou ter matado a ex-namorada

Confira a entrevista completa de Selma para a TV Vitória.

O crime

O corpo de Bárbara Richardele, de 18 anos, foi encontrado no dia 18 de março por moradores que passavam pela Avenida Darly Santos, em Vila Velha. O ex-namorado da vítima Cristian Cunha, de 19, confessou em depoimento ter matado a jovem.

Segundo a polícia, Cristian e Bárbara namoraram durante um ano e dois meses e terminaram 10 dias antes do carnaval. O motivo do crime seria o vazamento de fotos íntimas que a jovem mandou para o então namorado. O crime aconteceu na obra onde Cristian trabalhava, em Vila Velha.

Após o crime, o rapaz resolveu ir ao outro lado da rua comprar um churrasquinho e um refrigerante, que teria comido ao lado do corpo. A vítima ainda tinha sinais de vida e Christian teria pegado uma escavadeira e dado golpes no rosto dela. Segundo a polícia, depois de cometer o crime, ele pegou o carro do pai, colocou um papelão no banco de trás e levou o corpo até a Rodovia Darly Santos, também em Vila Velha.

Familiares e amigos de jovem assassinada fizeram passeata em Vila Velha Foto: TV Vitória

Solidariedade a Bárbara

Amigos e familiares da estudante Bárbara Richardelle, assassinada pelo ex-namorado, realizaram um protesto, no dia 23 de março deste ano, em Vila Velha.

A concentração aconteceu na orla da Praia da Costa. Todos vestiam blusas que exibiam fotos da jovem. Cartazes também foram exibidos com declarações de Bárbara jamais será esquecida.

Pontos moeda