Polícia

“Espertões” pulam roleta nos ônibus da GV e ainda caçoam de cobrador; veja flagrantes

Vídeos divulgados na internet mostram a audácia de passageiros que pulam a roleta sem receios de represálias. Um fato chamou a atenção após um trocador chamar a polícia

Este aí tentou pular a rolar mas acabou enganchado. Passageiros até ajudaram o jovem Foto: TV Vitória

Na última semana, a divulgação de imagens de um homem sendo espancado por policiais militares, depois de entrar pela porta do meio de um ônibus, em Vila Velha, provocou revolta. Nas redes sociais, porém, vídeos mostram que flagrantes de passageiros pulando a roleta nos ônibus, da Grande Vitória, são mais comuns do que parecem.

Em um vídeo divulgado (veja abaixo), um passageiro fica pendurado e tem que contar com a ajuda de outros para ser retirado da catraca. Mesmo depois de removido da roleta, o jovem continua dando trabalho até para quem entra no ônibus.

Flagrantes podem fugir ao controle da fiscalização, mas, não aos olhos de quem está atento aos passageiros que pulam a roleta para não pagarem a passagem nos ônibus, da Grande Vitória. Em outro vídeo, jovens chegam a contar quantos deles conseguem viajar de graça. O abuso é tanto que eles ainda fazem piada. O cobrador permanece estático. Parece nem ver o que acontece.

Mais de vinte adolescentes entraram no ônibus, de uma vez, e caçoaram do trocador Foto: Reprodução/TV Vitória

Um comportamento bem diferente ao de outro trocador, recentemente. O homem decidiu chamar a Polícia Militar quando um homem, de 31 anos, mesmo prometendo pagar a tarifa, resolveu entrar pela porta do meio do coletivo, na Rodovia Darly Santos, em Vila Velha.

Quando os policiais chegaram, partiram para cima do operador de equipamentos. Além de ser espancado, Wedson Rodrigues de Oliveira teve spray de pimenta lançado no rosto. As agressões ocorreram na frente da mulher e dos três filhos do trabalhador. Ele ficou tão revoltado, que denunciou a surra à corregedoria da PM.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV-BUS) informou em nota, que em caso de pulo, motoristas e cobradores são orientados a não intervir para preservar a integridade deles e dos demais usuários. A nota informa ainda que para tentar inibir a prática, um modelo de roleta alta ainda está em fase de teste e, a princípio, é 60 centímetros mais alta que as comuns. Testes anteriores constataram que o modelo mais alto pode reduzir os pulos em até 70%.

Pontos moeda