Polícia

Jornalistas são agredidos por manifestantes durante protesto em Vitória

O protesto bloqueou as principais vias do Centro de Vitória, desde o início da manhã desta terça-feira. Os manifestantes atearam fogo em pneus

Uma equipe do Batalhão de Choque está no local da manifestação  Foto: Reprodução

Equipes de emissoras de televisão do Espírito Santo, que trabalhavam na cobertura do protesto realizado por um grupo contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), foram agredidas pelos manifestantes, na manhã desta terça-feira (10), em Vitória

Um jornalista da Rede Tribuna foi agredido durante o ato, e a equipe da TV Vitória foi encurralada pelos manifestantes, que hostilizaram e tentavam impedir a cobertura do protesto. 

Um homem acabou passando mal e foi socorrido por jornalistas que estavam no local. Uma mulher também passou mal e aguardava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

O Sindicato dos Jornalistas disse que é contra agressões e vai buscar informações sobre o que aconteceu durante a manifestação. 

Uma equipe do Batalhão de Choque esteve no local para conter o tumulto. As duas vias já foram liberadas, mas ainda há lentidão no trânsito. Um manifestante foi detido. 

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, a proposta desses manifestantes é causar tumulto.  “Estávamos acompanhando a movimentação desde ontem para que a gente pudesse negociar a desobstrução da via. Mas infelizmente não tivemos êxito na conversa. Hoje pela manhã tentamos liberar rapidamente, mas tivemos que fazer uma intervenção com a Tropa de Choque para resolver o problema. Era tudo o que queríamos evitar porque o confronto não é interessante para ninguém. No entanto, o que aprendemos é que precisamos atuar com mais celeridade, impedir que eles se instalem nesses pontos. Com esse pessoal não tem conversa, a proposta deles é de fato tumultuar a vida do cidadão”, disse.

Sobre as agressões aos jornalistas, o secretário disse que o fato será investigado"Nós vamos investigar. Isso é um fato lamentável. Um atentado contra a imprensa, na verdade, é um atentado contra a democracia. O jornalista está lá para divulgar os fatos e mostrar para a sociedade o que está acontecendo e isso é inadmissível, seja de um lado ou de outro. A manifestação pode se feita sem que a gente precise presenciar cenas lamentáveis dessa natureza". 

A manifestação

O protesto bloqueou as principais vias do Centro de Vitória, desde o início da manhã desta terça-feira. Os manifestantes atearam fogo em pneus e bloquearam os dois sentidos da via.

Em Viana

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Viana, cerca de 30 manifestantes que reivindicavam a permanência da presidente Dilma no cargo, bloquearam a BR-262. A manifestação começou por volta das 4h30 e o trânsito já foi liberado. 

Saiba o motivo da manifestação

A manifestação está sendo realizada por um grupo contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).  Na última segunda-feira (9), grupos favoráveis ao impeachment realizaram um protesto contra a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impedimento da presidente.

Já na quarta-feira (11), de acordo com o integrante do Movimento Vem Pra Rua, Washington Olímpio, os grupos pró-impeachment deverão se reunir novamente, também na orla de Camburi, no mesmo ponto. Dessa vez, no entanto, a ideia é acompanhar a votação no Senado, que pode culminar no afastamento temporário de Dilma Rousseff, por até 180 dias, da Presidência da República.

Pontos moeda