Política

Grupos pró e contra impeachment de Dilma prometem novos protestos em Vitória

As manifestações devem acontecer nesta segunda, terça e quarta-feira, quando deverá ser realizada, no Senado, votação que poderá resultar no afastamento da presidente

Manifestantes favoráveis ao impeachment da presidente prometem realizar atos nesta semana Foto: TV Vitória

Grupos favoráveis e contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) prometem realizar novas manifestações nesta semana, quando deverá ser realizada, no plenário do Senado, a votação sobre a admissibilidade do processo de impedimento da presidente.

Nesta segunda-feira (09), grupos favoráveis ao impeachment realizaram um protesto contra a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impedimento da presidente.

O ato teve início por volta das 18 horas, na Avenida Dante Michelini, na altura do quiosque 4 da orla de Camburi. De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, o protesto não atrapalhou o trânsito na região, já que os manifestantes ocupavam a via somente nos momentos em que o semáforo ficava no vermelho.

Já na quarta-feira (11), de acordo com o integrante do Movimento Vem Pra Rua, Washington Olímpio, os grupos pró-impeachment deverão se reunir novamente, também na orla de Camburi, no mesmo ponto. Dessa vez, no entanto, a ideia é acompanhar a votação no Senado, que pode culminar no afastamento temporário de Dilma Rousseff, por até 180 dias, da Presidência da República.

Grupos contrários ao impeachment devem se concentrar na frente do Palácio Anchieta, na manhã desta terça-feira Foto: Everton Nunes

Ainda não há previsão de quando terá início o ato, já que depende do horário do início da sessão no Senado. De acordo com o integrante do Movimento Vem Pra Rua, os manifestantes se reunirão cerca de uma hora antes da votação e haverá foguetório caso os senadores decidam pelo afastamento da presidente. "Vamos acompanhar o áudio da votação e, dependendo do resultado, iniciar uma comemoração. Acredito que haverá mais pessoas nas ruas após a votação", frisou.

Manifestação pró-governo

Já nesta terça-feira, a previsão é de manifestação a favor de Dilma Rousseff nas ruas da capital capixaba. Segundo o integrante da Frente Brasil Popular, Francisco Celso, a previsão é que os manifestantes se reúnam, por volta das 7 horas, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

"O ato em si deve ter início às 8 horas. Queremos dar um 'bom dia' ao governador golpista, já que ele (Paulo Hartung) é aliado do Michel Temer. Durante o ato, realizaremos uma assembleia popular para decidir se vamos seguir em passeata por outros locais", disse Francisco Celso.

Pontos moeda