Polícia

Sindicato e Fenaj condenam ataque contra jornalistas durante protesto no Bairro da Penha

Grupo de moradores realizava um protesto na chamada "Rua da Estrela", quando a equipe se aproximou. Bastante exaltados, os manifestantes exigiram que os jornalistas fossem embora

Polícia Militar ocupou o Bairro da Penha nesta terça-feira Foto: Reprodução

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record foi hostilizada, no início da tarde desta terça-feira (25), por um grupo de manifestantes que protestava contra a ação da Polícia Militar durante a abordagem que resultou na morte de um adolescente de 17 anos, pela manhã, no Bairro da Penha, em Vitória. A abordagem aconteceu no local conhecido como "Rua da Estrela". As entidades que representam os jornalistas condenaram a ação dos manifestantes. 

O grupo de moradores realizava um protesto no local, ateando fogo em paus e pneus para bloquear a via, quando a reportagem se aproximou. Segundo a equipe, os manifestantes estavam bastante exaltados e exigiram que os jornalistas fossem embora do bairro.

Os jornalistas da TV Vitória foram obrigados a deixar o local de forma agressiva por um grupo de moradores. Também no início da tarde, um carro da emissora Rede Gazeta foi depredado durante um protesto de moradores do Bairro da Penha.

Sobre as ocorrência envolvendo jornalistas na cobertura dos confrontos no Bairro da Penha, o Sindicato dos Jornalistas no Estado do Espírito Santo e a Federação Nacional dos Jornalistas divulgaram um nota, repudiando e lamentando a violência sofrida pelos profissionais da imprensa.

De acordo com a nota, a imprensa subiu o Bairro da Penha para mostrar todos os lados desta história, que começou na manhã desta terça-feira, fechou lojas e destruiu carros na Avenida Leitão da Silva. 

De acordo com o Sindijornalistas, o trabalho do jornalismo é apurar e relatar os fatos e, para isso, os profissionais precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados, como ocorreu. Ainda segundo a nota, quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Espírito Santo (Sintertes) também repudiou as agressões sofridas pelos profissionais. Por meio de nota, o sindicato disse que constantemente os profissionais de comunicação são hostilizados e que o que aconteceu nesta terça-feira não é um fato isolado. Por isso, o sindicato pede às autoridades providências no sentido de garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores da imprensa.

Protestos

Carro foi incendiado no Bairro da Penha durante a manhã Foto: Reprodução

Em protesto contra a morte de um adolescente de 17 anos, moradores do Bairro da Penha colocaram fogo em um carro, depredaram um veículo dos Correios e realizaram diversos outros atos de vandalismo na Avenida Leitão da Silva, durante a manhã desta terça-feira. A confusão terminou por volta das 10h30.

No entanto, no início da tarde, os moradores voltaram a realizar vários protestos na região do Bairro da Penha. Na rua Victor Finamore, que dá acesso ao ponto final de São Benedito, os manifestantes derrubaram uma caçamba de lixo, colocaram fogo e interditaram parte da rua. Policiais militares foram ao local e liberaram a via. 

Um comércio da região teve a porta arrombada e parte da mercadoria derrubada no chão. Um carro que estava estacionado na região também teve os vidros quebrados. Após o ataque, policiais militares reforçaram o policiamento no local.

Também durante a tarde, a Polícia Militar ocupou os bairros São Benedito, Itararé, Gurigica e bairro da Penha. De acordo com informações da PM, todos esses locais são conhecidos pelo intenso tráfico de drogas.

Pontos moeda