Política

Diretor do Iases pede exoneração após morte de interno em Linhares

Após dois meses e vinte dias à frente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o diretor-presidente, Leandro Piquet, pediu exoneração do cargo. O pedido foi feito no dia em que um menor foi morto dentro da unidade de Linhares, norte do Estado. 

Segundo nota enviada pelo Governo, Piquet que também é delegado, pediu desligamento do cargo para dar continuidade a sua carreira na Polícia Civil do Estado. A partir da próxima segunda-feira (14), Piquet será substituído por Ana Maria Petronetto Serpa.

Ana Maria é graduada em Serviço Social e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD), assessora técnica da Secretaria de Estado do Bem-Estar Social e diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes.

Também ocupou o cargo de secretária de Assistência Social de Vitória, foi membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e ainda atuou como membro e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Concav) e do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv). Participou também da fundação do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Ufes (Neca) e da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Adolescente morto no IASES de Linhares
O pedido de exoneração veio depois de um incidente no IASES de Linhares, onde um adolescente de 17 anos morreu após ser espancado dentro da unidade. A agressão aconteceu na tarde da última quinta-feira (10) . Segundo o delegado Fabrício Lucindo, todos os envolvidos já foram identificados.

De acordo com o delegado, os suspeitos são cinco jovens maiores de idade, entre 18 e 19 anos, e quatro menores. Em depoimento eles contaram que cometeram a agressão, pois em outra internação do adolescente, ele impediu os suspeitos de darem uma “correção” em outro interno. 

Pontos moeda