Política

Rodney e Gilson Daniel vão tentar convencer prefeitos pela "unidade" no Governo

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), e o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), serão os embaixadores da chamada unidade política do Estado. Os dois ganharam a tarefa de conversar com os outros 76 prefeitos para convencê-los a encampar a luta por uma aliança entre PMDB, PT e PSB nas eleições de outubro.

A decisão foi tirada durante a primeira assembleia geral da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), realizada na tarde desta quinta-feira (24). Embora a discussão eleitoral não fizesse parte da pauta, o presidente da Amunes, Dalton Perim (PMDB), disse que não houve como fugir do assunto. 

Perim afirmou que os prefeitos estão muito receosos e aflitos com o cenário que coloca o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o governador Renato Casagrande (PSB) como concorrentes na eleição. Eles levam em consideração o respeito que tanto um quanto o outro conquistaram junto às prefeituras.

Durante as discussões, os prefeitos chegaram a dizer que se trata de duas figuras políticas importantes e que não dá para escolher entre um ou outro. Para alguns dos prefeitos que estavam na reunião, o cenário ideal teria Casagrande e Hartung na mesma chapa, um disputando o Senado, o outro o Governo. 

O prefeito Gilson Daniel é um dos mais empolgados militantes desta aliança. “Vamos lutar pela unidade porque temos o receio de que um dos dois grandes políticos capixabas fique de fora da política por quatro anos”, afirmou. 

De qualquer forma, a Amunes não vai levantar bandeira política de nenhum dos pré candidatos. Ficou definido que a entidade vai ficar de fora da discussão, e que haverá reuniões específicas sobre o assunto a serem feitas entre os prefeitos.

O presidente Perim entende que o ideal seria os dois principais candidatos apresentarem suas propostas para os prefeitos associados. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho (PPS), disse que o ideal seria a Amunes ficar neutra no processo e os prefeitos ficarem à vontade para tomar a decisão de quem eles iam apoiar.

Prefeitos discutiram a aliança em almoço

Prefeitos de 14 municípios do Espírito Santo se reuniram no dia 16, em Viana, para defender a unidade em torno do Governo do Estado. Em um restaurante, os prefeitos se reuniram para “comer uma comida gostosa” e antecipar e formar um pensamento único, conforme disse o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV). A ideia dos prefeitos presentes era não haver a já eminente ruptura do grupo que levou o governador Renato Casagrande (PSB) ao poder. 

Pontos moeda