Política

Bebida liberada: Espírito Santo não adota Lei Seca no dia de votação

Diferentemente das últimas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que não vai proibir a venda de bebidas alcoólicas no dia de votação no Espírito Santo

TRE-ES liberou a venda de bebidas  Foto: Divulgação

A venda de bebidas alcoólicas no Espírito Santo, neste domingo (5), dia em que ocorrem as eleições, foi liberada pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).  A decisão dos magistrados foi divulgada no dia 23 do mês passado, durante uma sessão em que os juízes votaram contra a aplicação da “Lei Seca”.  O consumo de bebida alcoólica continua proibido em regiões próximas aos lugares da votação.

Os estados do Acre, de Santa Catarina, de São Paulo, de Sergipe e de Pernambuco também não proibiram a venda de bebidas no dia de votação. A assessoria da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina ressaltou que a polícia retirará da seção eleitoral o eleitor flagrado embriagado.

Diferente do Espírito Santo, pelo menos 15 estados, além do Distrito Federal, adotarão a Lei Seca durante as eleições. Como não há lei nacional proibindo a venda de bebidas alcoólicas, a medida ficará a critério da secretaria de Segurança Pública de cada estado. Em seis estados, a comercialização estará proibida a partir do sábado (4). No Maranhão e Amapá, a  proibição começa, respectivamente, às 18h e 20h. Em Alagoas e no Amazonas, às 22h. Na Bahia e em Roraima, somente a partir das 23h.

No Distrito Federal e nos estados do Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Piauí e Paraná, a proibição começa a valer no início da madrugada de domingo. Entre esses estados, Mato Grosso, Distrito Federal, Bahia e Ceará publicaram portarias já incluindo o dia 26 de outubro, quando poderá ocorrer nova votação.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal acrescentou que o descumprimento à determinação representará crime de desobediência. Nesse caso, as bebidas serão apreendidas e os estabelecimentos fechados.

Acompanhe a apuração voto-a-voto no Folha Vitória

O Folha Vitória vai transmitir a apuração dos votos em tempo real Foto: ​Divulgação

O jornalismo da Rede Vitória estará de plantão com as equipes de profissionais para levar ao público todas as notícias no momento em que elas acontecem. 

No jornal online Folha Vitória, a cobertura começa bem cedo, com informações desde o início da votação até o fim da eleição. A partir das 17 horas, o jornal começa a transmitir a apuração voto-a-voto no hotsite do Folha Vitória. O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a contagem de votos em todos os municípios capixabas. 

Além disso, repórteres vão acompanhar toda a movimentação do dia das eleições 2014 no Espírito Santo. A TV Vitória também está com uma estrutura especial para cobertura do processo eleitoral. 

Logo após o fim da votação nas urnas, a emissora vai transmitir um programa ao vivo e especial com o balanço do que foi notícia durante o dia. O jornalista Alex Cavalcanti será o âncora do programa e vai mostrar toda a repercussão do resultado da votação. 

Especialistas sobre o assunto estarão no estúdio da TV Vitória para realizar uma análise da eleição no Espírito Santo e também no cenário nacional. O programa começa a ser exibido a partir das 17 horas.

Para receber os 2.653.536 de eleitores capixabas nas 58 zonas eleitorais do Espírito Santo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) irá coordenar um esquema especial para o dia 5 de outubro. Serão 6,5 mil policiais militares nas ruas, no dia da eleição. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estarão de plantão.

Pontos moeda