Política

Luciano Rezende fala sobre guinchos e situação econômica da cidade durante prestação de contas

Luciano Rezende respondeu a forma em que os veículos na Capital são removidos. Outro assunto que foi abordado com Luciano Rezende foi sobre a suposta falta de medicamentos

Luciano Rezende presta contas na Câmara de Vitória Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), prestou contas de sua gestão nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal. Durante sua apresentação, que durou cerca de três horas, os parlamentares fizeram diversos questionamentos ao gestor municipal. 

Vereador de oposição, Reinaldo Bolão (PT) questionou as atividades relacionadas ao guinchamento de veículos na Capital, tema que também é abordado por uma CPI na Assembleia Legislativa do Estado. Ainda focando na questão do trânsito, Luciano foi questionado sobre sua relação com a Guarda Civil Municipal.

“A Prefeitura de Vitória sempre apura e acompanha o quantitativo de multas e carros recolhidos. E quando há suspeita de irregularidade, abre-se sindicância para apurar”, assinalou o prefeito.

Ele também respondeu aos questionamentos sobre suposta falta de medicamentos nas Unidades de Saúde de Vitória. “Várias licitações e pregões foram abertos, mas deram desertos por falta de matéria-prima. No entanto, estamos buscando ouras alternativas”, informou o chefe do Executivo.

O concurso para a Guarda Civil Municipal, para o qual foram abertas 30 vagas, também foi alvo de perguntas. Embora as provas tenham sido realizadas, os aprovados não foram nomeados. O prefeito justificou que está impedido de nomeá-los por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

No Plenário, secretários e secretárias municipais, entre outras autoridades, servidores municipais e população em geral, acompanharam a prestação de contas, que também teve como destaque a redução da violência no município. “Em junho deste ano atingimos o índice de dois homicídios no mês, o menor dos últimos 15 anos. Um índice só alcançado em 1983”.

Ele também ressaltou em várias oportunidades as dificuldades financeiras que a Capital atravessa. “Infelizmente estamos em estado de alerta pelo Tribunal de Contas, e ao contrário dos dois primeiros anos do meu governo, em que Vitória foi a única capital que repôs a inflação integral, e ainda concedeu o ticket alimentação aos nossos 15 mil servidores, estamos impossibilitados de conceder os reajustes do períodos, mas estamos fazendo o possível para nos adequar à nova realidade e encontrarmos uma solução para o problema”.

Em documento apresentado na prestação de contas, Luciano citou ainda ações, projetos e programas que foram desenvolvidos na cidade nas diversas áreas como educação, saúde, assistência social, desenvolvimento sustentável, habitação, trabalho e meio ambiente, entre outros. 

Pontos moeda