Política

José Esmeraldo assume nesta quarta-feira vaga de Guerino na Assembleia Legislativa

Desde que deixou a Ales, no dia 31 de janeiro de 2015, Esmeraldo informou que não deixou de trabalhar. E quando retornar, ele promete discursar e defender antigos projetos

José Esmeraldo é o primeiro suplente e assumirá vaga de Guerino Zanon Foto: Divulgação/Assembleia

Depois de 11 meses afastado do parlamento, o ex-deputado José Esmeraldo (PMDB) volta à Assembleia Legislativa (Ales) nesta quarta-feira (6), às 16 horas, quando tomará posse no gabinete do presidente Theodorico Ferraço (DEM). Um de seus objetivos é contribuir com a aprovação de projetos do governo.

“O objetivo é ajudar a aprovar matéria do Executivo. Mas não vou dizer amém para aquilo que eu considerar errado”, disse José Esmeraldo.

Desde que deixou a Ales, no dia 31 de janeiro de 2015, Esmeraldo informou que não deixou de trabalhar nem um pouco em prol da sociedade. Ele assumirá a vaga deixada pelo deputado Guerino Zanon (PMDB), que foi nomeado secretário de Estado de Esportes e teve seu nome publicado na última segunda-feira (4).

“Atendi milhares de demandas. Durante minha vida inteira nunca fui muito de ter férias. Passava cinco, seis dias e voltava. Graças à minha atuação, adquiri conhecimento que me renderam votos na Grande Vitória e no interior. Aliás, foi do interior que veio a maior parte dos meus votos”, salientou o ex-deputado.

E quando retornar, Esmeraldo promete subir à tribuna para discursar e defender antigos projetos como o da creche em tempo integral. “Sei que esta é uma matéria de iniciativa dos municípios, mas os prefeitos costumam ouvir bastante os deputados”, disse José Esmeraldo.

Ele pretende ainda insistir nos discursos acerca de temas bastante atuais como o da crise hídrica. “Há mais de 10 anos insisto em falar sobre o problema da água, que era necessário preservar a mata ciliar, proteger nossos mananciais. Tudo isso, eu já dizia que poderia gerar uma crise no Estado. Espero voltar a falar do Plano Diretor Rural, semelhante ao Urbano. Na verdade, com uma roupagem nova”, explicou ele.

O ex-deputado pretende apresentar projetos nas áreas de saúde e de educação. “Até porque sem saúde não dá para promover a educação”.

Dentre projetos de iniciativa de Esmeraldo estão a proibição do uso de som alto dentro dos coletivos e a normatização do uso das sacolas plásticas de supermercado.

“Ainda devem ter entre 10 e 20 projetos de minha autoria que não foram apreciados na Assembleia e deverei desarquivá-los”, assinalou José Esmeraldo.

Pontos moeda