Política

Ministro da Agricultura vem ao Espírito Santo para visitar regiões atingidas pela seca

A intenção é suspender os pagamentos das parcelas vencidas ou que vencerão para os produtores de todas as regiões do Espírito Santo, independente do tipo de cultura e criação

Ele vem ao Estado para visitar as regiões atingidas pela seca  Foto: Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Blairo Maggi, visitará o Espírito Santo na próxima segunda-feira (22). Ele vem ao Estado para visitar as regiões atingidas pela seca e que registraram prejuízos na agropecuária.

A visita busca garantir que o MAPA tenha voto favorável à proposta, que será analisada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), na próxima quinta-feira (25), sobre a medida que permite a suspensão do pagamento e renegociação das parcelas de crédito rural.

A intenção é suspender os pagamentos das parcelas vencidas ou que vencerão para os produtores de todas as regiões do Espírito Santo, independente do tipo de cultura e criação, e a prorrogação dos pagamentos para os próximos anos. Atualmente, existe cerca de R$ 8 bilhões aplicados em crédito rural no Estado e os prejuízos acumulados nas lavouras e criações, devido à seca prolongada nos últimos anos, estão próximos aos
R$ 2 bilhões.

Reunião

Na última terça-feira, parlamentares e representantes do setor produtivo e do governo capixaba foram recebidos pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em Brasília. Eles pediram a renegociação das dívidas dos produtores do Espírito Santo.

Por causa da seca dos últimos três anos, os agricultores vêm enfrentando quebras de safra e os municípios capixabas perderam em média 40% da produção de café.

Pontos moeda