Política

2º turno: 21 detidos e mais de 170 ocorrências registradas no Espírito Santo

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), todos os crimes envolvendo prisões foram por boca de urna, que é quando se faz propaganda eleitoral perto dos locais de votação

Eleições 2º turno: 21 presos no ES Foto: Arte Folha Vitória

O segundo turno das eleições no Espírito Santo, neste domingo (30), registrou, no total, 175 ocorrências. Foram 21 pessoas detidas e encaminhados para a sede da Polícia Federal no Espírito Santo, em Vila Velha.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), todos os crimes envolvendo prisões foram por "boca de urna", que é quando se faz propaganda eleitoral perto dos locais de votação.

O município de Cariacica teve o maior número de ocorrências registradas. Foram 77, com nove pessoas detidas. Em seguida vem o município de Serra, com 39 ocorrências no total e dez detidos. Vitória teve o registro de 35 ocorrências e duas pessoas presas. Já Vila Velha teve o menor número de ocorrências: foram 24, com nenhuma detenção.

No primeiro turno, o número de pessoas presas por boca de urna também foi parecido. No total, 22 pessoas foram presas e encaminhadas para a Polícia Federal, no dia 2 de outubro.

Mendes: "Transcorrido com normalidade"

Gilmar Mendes: presidente do TSE Foto: Divulgação

Ao acompanhar o início da apuração das eleições deste domingo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, comemorou o fato de o segundo turno ter "transcorrido com normalidade".

"Estamos bastante contentes. (...) A eleição transcorreu com normalidade e era isso que nós desejávamos. Tomamos cuidado em relação a São Luis (MA), em Curitiba (PR), por conta dos conflitos nos colégios, em Porto Alegre (RS) e também no Rio de Janeiro, que demandava atenção especial. Mas tudo ocorreu num quadro de normalidade", afirmou Mendes.

Gilmar Mendes afirmou que a Justiça Eleitoral teve gastos extras por conta da mudança de local de votação em quatro Estados, decorrente das escolas que estão ocupadas por estudantes. No total, cerca de 700 mil eleitores tiveram de alterar o local de votação.

Urnas substituídas

Doze urnas apresentaram defeito e precisaram ser substituídas no Espírito Santo, neste domingo (30) de eleições no segundo turno. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES). Segundo o TRE-ES, outras duas urnas tiveram que ser trocadas em Vila Velha e o número passou de quatro para seis. 

Na Serra, quatro urnas foram substituídas. Em Cariacica, dois aparelhos também apresentaram problema e foram trocados.

Pontos moeda