Polícia

Polícia divulga postagens feitas por jovem que criou perfil falso para ameaçar até delegados

O suspeito confessou as publicações, mas negou envolvimento com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), que era comandando pelo traficante Marujo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil divulgou mensagens enviadas pelo homem que foi preso suspeito de criar perfil falso em uma rede social para ameaçar policiais civis e penais que participaram da prisão do traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo. 

O homem tem 21 anos e foi preso na manhã desta quinta-feira (28), em um apartamento localizado no Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Ele mora com a mãe e assumiu as acusações, mas negou o envolvimento com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), comandado por Marujo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações divulgadas pela polícia, após a prisão de Marujo, realizada no dia 8 de março, o suspeito começou a postar na rede social X, o antigo Twitter, diversas mensagens ameaçadoras. As postagens aconteceram entre os dias 8 e 13 de março. 

"Elas foram destinadas aos policiais civis e penais, incluindo três delegados", disse o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Ricardo Almeida.

O delegado narra ainda que, entre as mensagens, algumas tinham ameaças como “grava bem a cara desse policial, vai se estrepar legal”. Além de termos, como: "Eu entro em qualquer processo, entro no portal do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP)". 

Veja alguns prints divulgados pela polícia: 

Foto: Montagem / Folha Vitória

Diligências foram feitas para prender suspeito

Diante da necessidade de “parar com as ameaças”, a polícia solicitou apoio ao Laboratório Cibernético da Justiça, o Ciberlab, do Ministério da Justiça.

"Eles atenderam e deram as informações que auxiliaram a identificação do indivíduo, e tiraram o perfil da rede social do ar”, descreve Ricardo Almeida. 

Foto: Montagem / Folha Vitória

Durante o mandado de busca e apreensão, no apartamento no Parque Moscoso, o homem não ofereceu resistência à prisão. 

"O aparelho celular dele foi confiscado para analisar melhor o envolvimento com a facção do PCV. Isso porque, nas mensagens, ele se intitulava como integrante e fazia alusão ao Marujo e o chamava de 'paizão'", descreveu.  

Prisão é temporária e pode ser prorrogada 

Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão é “temporária de cinco dias” e pode ser prorrogada por mais cinco dias. Nesse período, investigações serão feitas para avaliar se ele é envolvido com o PCV. 

“A gente vai avaliar se ele é realmente envolvido ou associado ao PCV, ou se é apenas uma pessoa se valendo do suposto 'anonimato' das redes e está postando as ameaças”, explicou o delegado. 

Durante o interrogatório sobre a facção criminosa, o homem detido preferiu não se manifestar. 

Suspeito já fez ameaças a ex-secretário de Segurança

Durante as investigações, foi destacado que o suspeito de 21 anos não possui registro criminal. Entretanto, possui um registro de ato infracional, realizado no mesmo modus operandi, ou seja, maneira de agir. 

"No ano de 2020, ele ameaçou o então secretário de segurança, o coronel Ramalho. Na época, a Delegacia de Crimes Cibernéticos fez a investigação, instaurou inquérito, cumpriu buscas na casa, mas por ser adolescente, na época, ele ficou em liberdade assistida", disse o delegado Ricardo Almeida. 

Familiares alegam que jovem tem “problemas psiquiátricos” 

Os familiares do jovem preso, em depoimento à polícia, alegaram que ele possui “problemas psiquiátricos”. O argumento será acompanhado após a instauração de um “incidente de sanidade mental”, segundo o delegado. 

Na delegacia, a mãe do suspeito conversou com a equipe da TV Vitória/Record, que alegou que o filho tem esquizofrenia e é tratado por equipe médica psiquiátrica desde criança.

Segundo ela, o filho viveu um episódio traumático em 2019 após uma abordagem da polícia, que confundiu o carro da família com um veículo usado por assaltantes, em Laranjeiras, na Serra. Desde então, passou a ter "ódio" das forças policiais.

A mãe ainda acrescentou que tudo isso será apresentado pelo advogado da família durante audiência de custódia.

Os policiais, no entanto, alegam que o suspeito era considerado “bem articulado” e fazia faculdade na época das ameaças ao coronel Ramalho. Ele começou uma faculdade e depois iniciou outra, mas abandonou os dois cursos superiores.

"É necessário para ver se na época dos fatos ele era incapaz de entender o que estava fazendo", descreveu o delegado. 
Foto: Leitor / WhatsApp
Marujo foi preso em Vitória

Marujo foi preso no dia 8 de março 

Com seis mandados de prisão em aberto, Fernando Marujo era o criminoso mais procurado do Espírito Santo e também integrava a lista dos mais perigosos do país divulgada pelo Ministério da Justiça.

Marujo foi preso na manhã do dia 8 de março durante uma operação realizada no bairro Bonfim, em Vitória.

LEIA TAMBÉM: Marujo: bunker de chefão do crime tinha cilindro de oxigênio e fuzil

A prisão do traficante foi comemorada por policiais que estavam na operação. Apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na região do Complexo da Penha, segundo a polícia, Marujo também era um dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa que atua e aterroriza comunidades do Bairro da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e Itararé.

LEIA TAMBÉM: PM é afastado após agredir casal em Domingos Martins; veja vídeo


Pontos moeda