Economia

Agências do INSS não abrirão durante feriadão de Vitória

O órgão informou o fechamento das agências entre esta terça (30) até a sexta-feira (2)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não abrirão nas cidades em que os prefeitos anteciparem feriados e pontos facultativos, como medida de combate à pandemia. Em Vitória, foi sancionada nesta segunda-feira (29), a lei que antecipa três feriados. Diante disso, as agências do INSS ficarão fechadas na Capital capixaba entre terça (30) e sexta-feira (02). 

O Instituto já havia informado que suspenderia o atendimento presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro até 1º de abril, seguindo os decretos locais de antecipação de feriados.

Nesta segunda (29), após a prefeitura de Vitória antecipar os feriados religiosos de Nossa Senhora da Penha, comemorado este ano no dia 12 de abril, Corpus Christi, no dia 03 de junho, e o feriado de Nossa Senhora da Vitória, celebrado no dia 08 de setembro, para os dias 30 e 31 de março e 01 de abril,  o INSS informou o fechamento das agências entre esta terça-feira (30) até sexta-feira (2), que é o primeiro dia do feriado da semana santa. O instituto reforçou ainda que os assegurados não se desloquem até as agências durante a determinação do fechamento. 

Ainda de acordo com a nota, o INSS está entrando em contato com os segurados que tinham agendamentos durante esta semana, para remarcar os atendimentos. No entanto, alerta que alguns contatos podem ser inviabilizados devido a desatualizações nos cadastros: “Caso não receba nenhuma ligação do instituto, o segurado que possui horário agendado de 26 de março a 1º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências durante esse período”, explicou o órgão.

Norte e Centro-Oeste

O INSS acrescenta que, após duas semanas com o atendimento suspenso, reabrirá suas agências nas regiões Norte e Centro-Oeste – mas apenas para atendimentos agendados. Nas agências onde são realizadas perícias médicas e avaliações sociais não haverá atendimento.

“Já nas localidades onde vigore decreto municipal/estadual determinando fechamento do comércio e outras atividades para ampliar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19, o INSS analisará pontualmente a situação de cada unidade para determinar a manutenção ou não dos atendimentos”, complementa a nota ao informar que, em todas suas unidades, o INSS tem adotado protocolos de proteção e prevenção ao contágio.

Canais remotos

O INSS lembra que boa parte dos serviços oferecidos pode ser acessada por meio de canais remotos de atendimento como o Portal Meu INSS (aplicativo e site) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Pelo telefone 135, entre outros serviços é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial.

As unidades em São Paulo e Rio de Janeiro suspenderão o serviço Exigência Expressa durante o período de fechamento de suas unidades. Esse serviço possibilita, ao segurado que já fez algum requerimento, entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente às agências. “Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS”, esclarece o instituto.

Com informações da Agência Brasil

Pontos moeda