Economia

Novos estudos vão definir onde cruzeiros poderão atracar no ES em 2025

Os resultados das análises, realizadas pela Universidade de São Paulo, mostram a viabilidade de incluir paradas no litoral a partir do ano que vem

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

O Espírito Santo está em fase final de estudos para retomar o turismo de cruzeiros. Os resultados das análises, realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) em colaboração com a Fecomércio-ES, mostram a viabilidade de incluir paradas no litoral a partir de 2025. Para que isso se torne realidade, mais três levantamentos serão realizados. São eles:

- Batimetria: para determinar a profundidade precisa onde o navio passará;
- Fundeio: para definir o local onde a embarcação vai ancorar e permanecerá parada;
- Sinalização marítima: que, embora já exista, pode precisar de ajustes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (29), durante coletiva de imprensa de apresentação do panorama da economia capixaba, com dados e análises específicas de cinco setores, realizado pelo projeto Connect. Uma das análises realizadas trouxe dados do turismo.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) manifestou seu entusiasmo com os avanços alcançados. Durante as simulações, que foram realizadas em formato 3D, foram modelados os ambientes portuários e costeiros de Vitória, permitindo uma análise detalhada dos possíveis cenários. 

Segundo o secretário executivo da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES), José Antônio Bof Buffon, a oportunidade de receber cruzeiros é vista como uma forma de dinamizar o turismo local e aumentar a visibilidade da cidade. 

"Existem esforços conjuntos de entidades como a Fecomércio e instituições governamentais para viabilizar a recepção de cruzeiros em Vitória. São necessárias adaptações na infraestrutura para receber os turistas para aproveitar economicamente essas visitas", disse.

A expectativa é que, com a conclusão favorável desses estudos, o Espírito Santo possa atrair um significativo fluxo de turistas, gerando impactos econômicos positivos para a região.

Ainda conforme a Fecomércio, existe a possibilidade de desembarque próximo à Ilha do Boi, na capital capixaba. 

O Hotel Senac Ilha do Boi, que pertence ao Sistema Fecomércio-ES, serviria como um ponto de suporte para o desembarque dos cruzeiros, dependendo do resultado desses estudos em andamento.

LEIA TAMBÉM: BYD amplia lucro no 1º trimestre para US$ 630,7 milhões

Turismo tem melhor desempenho desde 2015

De acordo com o levantamento da Fecomércio-ES, o Índice de Atividades Turísticas cresceu continuamente nos últimos quatro anos.

Em 2023, o Espírito Santo apresentou o melhor resultado desde 2015, sugerindo uma recuperação do setor na economia capixaba. Ainda assim, o turismo capixaba cresceu 1,2%, enquanto o turismo brasileiro cresceu 6,9% em 2023.

A série histórica dos últimos 12 anos mostra como a crise econômica no Brasil, em 2015, e a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, afetaram os resultados do turismo no Espírito Santo. A recuperação foi gradual, atingindo o maior patamar em 2023.

Pontos moeda