Economia

Produção de café gera 400 mil empregos diretos e indiretos no ES

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta sexta-feira (24) e o Espírito Santo é destaque nacional e internacional no assunto

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, desenvolvida em quase todos os municípios capixabas (exceto Vitória e Marataízes). A produção de café no Estado gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos.

O café está presente aproximadamente em 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas do Estado. Em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, como tamanho médio das propriedades em 8 hectares.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Dia Nacional do Café e o Espírito Santo é comemorado nesta sexta-feira (24), e o Espírito Santo é destaque nacional e internacional no assunto.

No ano passado, o café foi o produto mais exportado pelo agronegócio capixaba, com destaque para o conilon, que mais que triplicou seu volume de sacas exportadas.

De acordo com o Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV), de janeiro a dezembro de 2023, foram exportadas 4 milhões de sacas de café conilon cru em grãos. Já em relação ao café solúvel, o ES exportou 501,7 mil sacas em no ano passado.

LEIA TAMBÉM: Gêmeos de Colatina: bebês são diagnosticados com bronquiolite

O café do Espírito Santo tem se destacado em premiações e os grãos de produtores capixabas venceram as duas categorias (arábica e canéfora/conilon) do prêmio Coffee of The Year 2023 durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte.

Na categoria Arábica, o grande vencedor foi Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, de Iúna; Na categoria Canéfora, o 1º lugar foi para o produtor Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, em Alto Rio Novo.

Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil

De acordo com Painel de Inteligência Setorial de Cafeicultura do Sebrae/ES, o Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por mais de 25% da produção brasileira.

Atualmente, existem 437 mil hectares em produção no Estado. A atividade de cafeeira é responsável por 50,80% do valor bruto de produção agropecuária do Estado.

Na produção de café conilon, o Espírito Santo dispara na frente, e é o maior produtor e exportador de café conilon do Brasil. Mais de 49 mil propriedades no Estado produzem café conilon.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Baleias jubarte são vistas em primeiro registro da temporada no ES

Em 2024, é estimado que a safra chegue a  11,1 milhões de sacas, com aumento de 9% em relação à safra anterior. No 1º trimestre de ano, o Estado exportou 1,7 milhão de sacas de conilon e mais 129 mil sacas em café solúvel.

Com o café arábica, o Estado ´é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil. Cerca de 26 mil propriedades cultivam essa categoria de café. Em 2024, a estimativa é que 4 milhões de sacas sejam produzidas, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pontos moeda