Economia

ITA vendia mais passagens do que assentos disponíveis nos aviões

A Anac informou que, no início das operações da companhia aérea, quando o problema foi identificado, agiu para controlar de perto a venda de bilhetes

Foto: Ilton Barbosa/Divulgação

O anúncio feito pela Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), na última sexta-feira (17), de que suas atividades estavam temporariamente suspensas, afetou mais de 45 mil passageiros dos 514 voos que a empresa tinha programados entre a noite de sexta e o dia 31 de dezembro.

Entretanto, muitos outros clientes da companhia aérea foram prejudicados por cancelamentos de passagens ainda no início das atividades da ITA, há cerca de seis meses.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no início das operações, a empresa chegou a vender mais passagens do que assentos disponíveis em seus aviões. Naquela ocasião, a agência chegou a agir para controlar de perto a venda de bilhetes.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (21), a Anac informou que, "antes mesmo do primeiro voo realizado pela Itapemirim Transportes Aéreos, foi identificado descompasso entre o número de voos ofertados e a real capacidade de processamento da empresa".

A agência ressalta que a situação fez que com ela realizasse um monitoramento semanal, chegando a expedir cinco determinações para que a empresa adequasse sua oferta de voos à capacidade real em executá-los, o que foi atendido, segundo a Anac.

Durante coletiva de imprensa na segunda-feira (20), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou a intervenção da agência reguladora, durante os meses de operação da ITA, para que a empresa não vendesse mais passagens do que sua capacidade permitia.

"Em alguns momentos, quando se pensou em vender mais passagens, a Anac interveio imediatamente. Se não tivesse agido, o problema poderia ser mais grave. A agência agiu da forma que teve de agir", declarou o ministro.

Começo da ITA também foi marcado por atrasos em salários e benefícios

O anúncio da suspensão dos voos da ITA aconteceu quase seis meses após a companhia iniciar suas atividades, no dia 1º de julho. O início ocorreu com quatro meses de atraso em relação ao cronograma inicial. A companhia informou, na época, que a covid-19 retardou o envio de aeronaves que estavam no exterior para o Brasil.

Já nos primeiros meses de operação, a tripulação denunciou por diversas vezes atrasos em salários e benefícios. A situação fez com que, no mês passado, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos e tripulantes de voos, entrasse com uma ação coletiva na Justiça pedindo a regularização do pagamento de salários atrasados, diárias de alimentação e vale-alimentação, além do recolhimento do FGTS.

Apesar de fazer parte do Grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial, a companhia aérea não se encontra na mesma situação. Ainda assim, a administradora judicial do grupo, a EXM Partners, destacou, em relatório referente a setembro, que a ITA já consumiu R$ 39,9 milhões do grupo.

A EXM afirmou também já ter pedido esclarecimentos da empresa, mas que o grupo alegou sigilo de mercado para não apresentá-los.

ITA transportou cerca de 360 mil passageiros em 6 meses

No comunicado divulgado nesta terça-feira, a agência informou ainda que, durante os seis meses de operação da ITA, cerca de 360 mil passageiros foram transportados pela companhia aérea. 

"Nesse período, a Anac atuou constantemente para que a empresa realizasse o transporte aéreo de passageiros com segurança e ofertasse um serviço adequado aos clientes, cumprindo os regulamentos da agência", frisou.

Ainda segundo a Anac, após conceder a autorização à ITA, em maio de 2021, a agência realizou 14 ações de fiscalização em aspectos operacionais (voo de acompanhamento, bases secundárias, inspeção de rampa, vigilância de examinadores credenciados e avaliação de programa de treinamento), bem como ações de vigilância na aeronavegabilidade continuada, relacionadas à manutenção. 

"Em todas as inspeções, foi constatada a capacidade da empresa em garantir os níveis de segurança", destacou a agência reguladora.

Saiba como pedir o reembolso da sua passagem

A ITA informou que, para solicitar o reembolso, o cliente pode procurar sua agência de viagem, enviar um e-mail para [email protected], com o nome completo e número do localizador de sua reserva.

O cliente também pode fazer a solicitação diretamente pelo site da companhia — www.voeita.com.br. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

1 - Clique em Meus Voos
2 - Faça o login com o seu usuário e senha
3 - Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso
4 - Selecione o seu ticket
5 - Selecione a opção Reembolso

Além do site da companhia, a aérea destaca que o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 ou pelo chat do site. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora "acima do esperado" para o atendimento.

Com informações do Estadão Conteúdo

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