Entretenimento e Cultura

Ônibus percorre Vitória neste sábado (10) para celebrar Dia Nacional do Samba

Passeio com os mestres e bambas do samba acontece no próximo sábado (10), com percurso saindo ao meio-dia do Sambão do Povo até a Praia de Camburi

Marcelo Pereira

Foto: Divulgação
Rogerio Barbosa (ajoelhado ao centro) com artistas e amigos sambistas na edição do "Ônibus do Samba" em 2021

Pela segunda vez consecutiva, o projeto "Ônibus do Samba" vai reunir os bambas e mestres em um passeio por Vitória para comemorar o dia nacional de um dos ritmos mais amados pelos brasileiros. Inicialmente marcado para o dia 2 de dezembro, data do Dia Nacional do Samba, a ação teve que ser adiada devido às fortes chuvas daquela semana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O passeio sairá no próximo sábado (10), às 12h do Sambão do Povo, em Santo Antônio, em um veículo de visão panorâmica em direção ao final da Praia de Camburi. No trajeto, haverá duas paradas: uma na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e a outra no calçadão na Avenida Dante Micheline, em Jardim da Penha. O passeio termina às 15h, com retorno para o ponto de partida.

Criador do projeto, o produtor cultural e entusiasta do samba, Rogerio Barbosa, diz que a iniciativa é para celebrar o samba e deixar em evidência os artistas da terra. 

"Vamos ter a presença ilustre do grupo Lobos do Samba, de Edson Papo Furado (referência e mestre capixaba, com 82 anos), Teresa Cristina, Jairo Liberdade, Chico Lima, Danilo César, André Nicolau, Dé da Novo Império, maestro Marcos do Trombone, dentre outros", destacou. 

O veículo também vai estar disponível para quem quiser acompanhar os artistas, mediante pagamento. "A ideia é a gente parar, o povo descer, fazer uma roda de samba e 'meter bronca', cantando e sambando", explica.

Foto: Divulgação
O veículo desse ano será uma carreta com visão panorâmica para transportar os bambas e mestres do samba por Vitória

Barbosa comanda o podcast "Samba da Gente", entrevistando referências do ritmo. O podcast está disponível no canal da TV Vitória no Spotify.

"Sou um apaixonado pelo ritmo, frequentador de várias rodas de samba no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Sempre que posso, me reúno com os amigos para tocar e cantar", disse. 

No desfile das escolas de samba deste ano, Barbosa interpretou o Santo Antônio na avenida. O samba-enredo falando da devoção do santo entre os capixabas deu o título de campeã para a Novo Império.

Dia Nacional do Samba homenageia primeira viagem de Ary Barroso à Bahia

O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro. A escolha pela data surgiu em 1963 por iniciativa do então vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear o compositor Ary Barroso (1903-1964), autor de "Aquarela do Brasil". 

O mineiro Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Essa foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

LEIA TAMBÉM: Maria Rita fará show de Natal de graça com Nany People em Vitória

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um dos estilos musicais e de dança mais típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba.

O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se marca registrada do Rio de Janeiro.

Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.

Serviço

Ônibus do Samba

Quando: sábado (10), em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

Atrações: roda de samba nas paradas do ônibus com o grupo Lobos do Samba, de Edson Papo Furado, Teresa Cristina, Jairo Liberdade, Chico Lima, Danilo César, André Nicolau, Dé da Novo Império, maestro Marcos do Trombone, dentre outros

Horário: das 12h às 15h. Saída do Sambão do Povo em direção à Praia de Camburi, com paradas na Praça do Papa e calçadão da praia.

Informações sobre ingressos: (27) 9 9972-2950.

Pontos moeda