Esportes

Cariocão 2021: Vanderlei brilha nos pênaltis e o Vasco conquista a Taça Rio

Após a vitória do Botafogo por 1 a 0 no tempo normal, goleiro garantiu o título nas penalidades. Agora, as equipes voltam suas atenções para a estreia na Série B

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro / Vasco da Gama

O Vasco da Gama é campeão da Taça Rio 2021! Após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo, a estrela do goleiro Vanderlei brilhou na decisão por penalidades máximas e o cruzmaltino conquistou o título pela 11ª primeira vez em sua história.

A partida do time de Marcelo Cabo no tempo normal, no entanto, ficou bem abaixo do esperado e o Botafogo foi melhor em boa parte dos 90 minutos, uma vez que perdeu a primeira partida também pelo placar de 1 a 0 no último domingo.

Com isso, as equipes encerram suas participações no Cariocão e agora voltam suas atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro Série B. 

O JOGO

Em desvantagem no placar, o Botafogo começou a partida ocupando o campo de ataque. A primeira grande chance saiu no logo com três minutos de partida, após cobrança de escanteio na área, Pedro Castro subiu com liberdade e cabeceou sobre o gol, com muito perigo. Entretanto, o time de Marcelo Chamusca não obrigou o goleiro Vanderlei a trabalhar.

Após a pressão inicial dos visitantes, o cruzmaltino conseguiu sair para o jogo e explorava os espaços deixados pelo Glorioso, principalmente com Morato. Após cobrança de escanteio, Cano cabeceou à esquerda, sem muito perigo para Douglas Borges.

A grande chance do Glorioso, no entanto, aconteceu aos 32 minutos. Após contra-ataque armado pelo Botafogo, Pedro Castro acionou Ronald na direita que carregou com liberdade e deu lindo passe para Rafael Navarro dentro da área. O centroavante botafoguense finalizou forte e Vanderlei fez grande defesa.

A resposta do time de Marcelo Cabo veio na sequência, novamente na bola parada. Depois de escanteio cobrado pela direita, a zaga afastou parcialmente, Andrey devolveu de cabeça para a área e Léo Jabá finalizou para o fundo das redes. No entanto, o lance foi anulado por impedimento do camisa 7 cruzmaltino.

Em seguida, o Vasco assustou novamente, agora com boa chegada pela esquerda. Zeca avançou pela ponta, cortou a marcação de Warley e chutou forte de direita para a boa defesa de Douglas Borges. Assim terminou o primeiro tempo, com o Botafogo melhor e com mais finalizações, mas o Vasco respondendo com mais posse de bola e levando perigo nas bolas paradas.

Na etapa final, a postura do Botafogo se repetiu ao início da partida. No entanto,  a primeira grande chance do segundo tempo foi de Gabriel Pec. O atacante do Vasco dominou com liberdade da intermediária e arriscou de fora da área no cantinho, mas Douglas Borges se esticou todo e mandou para escanteio. Na sequência, em cobrança de falta, Andrey chutou forte e a bola passou com perigo por cima do gol de Douglas.

Com o time perdendo o ritmo do início, o técnico Marcelo Chamusca promoveu mudanças na equipe. Em uma cobrança de falta, Felipe Ferreira bateu colocado e a bola passou raspando o travessão, assustando o goleiro Vanderlei.

Até que aos 24 minutos, a pressão alvinegra deu resultado. Após cobrança de escanteio, Gilvan dividiu com o goleiro Vanderlei, que conseguiu afastar parcialmente. Na sequência da jogada Rafael Navarro ficou com a sobra e finalizou forte para a grande defesa do goleiro do Vasco, mas no rebote Gilvan cabeceou livre e abriu o placar em São Januário. Os atletas do cruzmaltino reclamaram muito de falta no arqueiro e Cabo foi advertido com o amarelo.

O resultado igual no agregado obrigou o time da casa a buscar mais o jogo. Minutos depois, por pouco o Vasco não empatou novamente, mas Douglas Borges fez defesa importante e salvou o Glorioso. A resposta do Botafogo veio em dose dupla, primeiro com Matheus Frizzo chutando de fora e mandando a esquerda de Vanderlei.

Em seguida, a chance mais clara da partida após o gol. Depois de grande jogada de Ênio, Felipe Ferreira ficou com a bola dentro da área e isolou a oportunidade do Fogão. Dessa forma, o segundo tempo terminou e a decisão da Taça Rio foi para os pênaltis.

Na decisão por penalidades máximas, o goleiro Vanderlei se agigantou e pegou as três cobranças do Botafogo, de Pedro Castro, Felipe Ferreira e Matheus Frizzo. Já o cruzmaltino aproveitou as três cobranças, com Andrey, Zeca e Gabriel Pec garantindo o título da Taça Rio.

Pontos moeda