Games

Gran Turismo 7 mostra que será o melhor da franquia em State of Play

Splitscreen, modo de licenças, corridas online, customização dos carros e muitos outros recursos fazem Gran Turismo 7 poder ser o melhor da franquia

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Gran Turismo 7 é um dos jogos mais esperados de corrida para Playstation 4 e Playstation 5 e recebeu neste dia 2 de fevereiro um State of Play, programa que mostra novidades sobre o Playstation e seus jogos, exclusivo com muitas informações sobre o jogo que será lançado em menos de um mês.

O jogo está focando na jornada do piloto, em começar com um carro fraco e mais barato e chegar até os carros esportivos e equipes disputados por pilotos que estão no topo do ranking.

Sony / Polyphony
Sony / Polyphony
Sony / Polyphony

Diferente de GT Sport, o jogo terá toda uma experiência single-player, tendo também os tradicionais elementos online. Uma amostra disso são as provas para tirar licenças, algo que fazia falta nos jogos mais novos da franquia (apesar de muitos odiarem).

No jogo também teremos uma área chamada Cafe, aonde serão exibidos detalhes da história do automobilismo, com muitas informações e imagens.

Jogando o modo campanha o jogador irá adquirir carros e então preencher um livro que irá contando toda a história das empresas, carros e seus criadores. Gran Turismo 7 termina ao preencher 30 livros, aparecendo então a tela de créditos.

A área de customização dos carros foi aumentada e melhorada. Os veículos terão cerca de 60 pontos e peças, que podem ser mexidos, trocados e ajustados para melhorar a performance. 

O jogador também poderá fazer um ajuste fino no carro, mudando detalhes que poderão alterar os pontos de performance do carro, melhorando ou piorando o veículo. 

Também poderão ser realizadas modificações na pintura do carro e instalação de para-choque, rodas, aerofólio e outras partes, além da fixação de adesivos personalizados.

Uma grande surpresa foi o modo split-screen que estará de volta em Gran Turismo 7, com jogadores no mesmo local podendo disputar corridas com o modo dividido de tela. O jogo também contará com corridas online, para quem tiver uma assinatura da PS Plus. O modo online terá também o modo Sport, que será ranqueado e o jogador disputará pontos contra pilotos virtuais do mundo inteiro.

Sony / Polyphony
Sony / Polyphony
Sony / Polyphony

Gran Turismo 7 contará com um mapa, que funcionará como um hub central onde você poderá acessar as corridas, lojas de carros (tem três no jogo, uma delas de carros usados), oficinas, lojas de peças, modos online as outras opções de Gran Turismo 7.

Outro detalhe muito falado no State of Play foi a questão do clima e da passagem do tempo: Gran Turismo 7 está vindo com uma incrível simulação de física de clima, em que até as nuvems são processadas para se comportarem individualmente em cada localidade. O céu da Califórnia não é igual ao do Japão no jogo e isso inclui a luz, nuvens, movimento do Sol e outros detalhes.

Chuvas podem acontecer durante uma corrida e um pequeno mapa meteorológico mostrará a posição das nuvens e presença de chuva ou Sol. A água formará poças na pista, que aumentarão ou secarão dependendo de como o tempo evoluir e inclusive com diferenças entre o tempo de uma e outra. Poças expostas ao Sol secarão antes que as que estiverem debaixo de sombras.

O jogo também contará com física aprimorada, utilizando os sensores do DualSense ao máximo. Os freios ABS dos carros trarão o feedback aos gatilhos e as pistas estão completamente projetadas com a geometria real, fazendo o controle responder conforme a pista é percorrida.

Sony / Polyphony
Sony / Polyphony
Sony / Polyphony

Os carros tem física retrabalhada, deixando de ser os caixotes que foram em alguns dos jogos da franquia.

Gran Turismo 7 também trará um modo de fotografia com um editor completo para aqueles que querem mostrar os seus carros com uma personalização altíssima, com cerca de incríveis 2500 lugares ao redor do mundo. As fotos utilizam HDR para aumentar a fidelidade visual da resolução e das cores.

Gran Turismo 7 será lançado para Playstation 4|5 em 4 de março de 2022. Você pode conferir abaixo o vídeo do State of Play com legendas em inglês.


Pontos moeda