Geral

Covid-19 | Cresce número de cidades em risco baixo no ES; veja mapa

A partir de segunda-feira (27), o Estado capixaba terá mais 20 cidades em risco moderado para transmissão de Covid-19 e outros 58 em risco baixo em relação ao mapa passado

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

O novo mapa de risco, divulgado pelo governo do Espírito Santo nesta sexta-feira (25), traz mais cidades em risco baixo em relação ao indicador divulgado na semana anterior. 

O novo mapa começa a valer a partir de segunda-feira (28), e 20 municípios estão classificados no risco moderado para transmissão do coronavírus. Na semana passada eram 30. Outras 58 cidades estão em risco baixo. Não há município em risco alto.

Na Região Metropolitana, somente Fundão migrou para o risco baixo. Viana permaneceu na zona verde. As demais cinco cidades (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari) permanecem na zona amarela.

Foto: Reprodução/ Governo do ES

No pronunciamento nesta sexta-feira (25), antes da divulgação do mapa, o governador Renato Casagrande apontou que o número de casos e de mortes pela doença vêm seguindo uma tendência de queda contínua. 

Da última semana de janeiro até a semana passada, os registros saíram de 113 mil para 19 mil casos de Covid-19. "Até ontem (quinta-feira), tivemos 7.475 casos. Não chegaremos, naturalmente, a 10 mil casos nesta semana. Isso mostra que temos redução do contágio e da transmissão", destacou.

Quanto às mortes, o governador apontou a segunda semana de fevereiro como o ápice de óbitos, com 178 registros. "O número de óbitos caiu mas é alto. Na semana passada, foram 130. Até ontem, 64 mortes. Então também vemos redução no número de óbitos, mas ainda estamos perdendo 17 pessoas por dia", contabilizou Casagrande.

Leia também: Carnaval no ES: "Festas particulares serão fiscalizadas", diz Casagrande

Mesmo com redução de casos e mortes, ele reforçou o pedido de cautela à população para que continue utilizando máscara em lugares fechados, evite aglomerações e procure completar o ciclo vacinal.

O governador ressaltou que grande parte dos municípios suspenderam programação de carnaval de rua com os animados e tradicionais desfiles de blocos. Mas haverá fiscalização em eventos particulares durante os dias de folia.

Foto: Reprodução/ Governo do ES

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guarapari, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Mimoso do Sul, Pinheiros, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Vila Velha e Vitória.

Pontos moeda