Geral

Familiares se despedem de criança que morreu após surto de diarreia em Vila Velha

O corpo do pequeno Théo chegou ao cemitério Parque da Paz por volta das 6h40 da manhã

Foto: Suellen Araújo

Parentes e amigos se despedem da criança de dois anos que morreu na tarde de quarta-feira (27), após um surto de diarreia em crianças de uma creche da Praia da Costa, em Vila Velha. O menino estava internado há cerca de nove dias e lutava contra uma infecção. Em coma, com o quadro de insuficiência renal e edema cerebral, ele não resistiu.

O corpo do pequeno Théo, chegou por volta das 6h40 da manhã desta quinta-feira (28), no cemitério Parque da Paz, na Ponta Fruta, onde será velado e sepultado. Muito abalada, a mãe do menino preferiu não falar com imprensa. 

De acordo com familiares, os pais manifestaram o desejo de doar os órgãos da criança. No entanto, foram informados que não seria possível por se tratar de uma morte motivada por uma infecção. O corpo de Théo passou por exames e o resultado deve sair ainda nesta quinta.

Em desabafo, a tia do menino falou sobre a dor de perder o sobrinho e do sofrimento de familiares neste momento de despedida. " Como enfrentar esse momento? Afinal, uma mãe sempre estará preparada para comprar um berço, mas jamais está preparada para escolher ou comprar um caixão", disse.

O secretário de saúde do município de Vila Velha, disse que, apesar da gravidade, não há motivo para pânico ou desespero por parte da população e, por enquanto, estão descartados os ricos de novas contaminações. Segundo ele, tudo indica que a infecção foi por bactéria, já que por vírus, as reações não são tão severas. 

Além do Théo, outras quatro crianças também apresentaram algum tipo de sintoma. Três foram internadas e inclusive o menino. No momento, uma criança permanece internada no Hospital de Vila Velha e o estado de saúde dela é considera estável. A outra, segue internada em estado grave, em uma UTI, de um hospital particular de Vitória.

Uma missa ocorrerá às 10h30 na Capela do Cemitério, Parque da Paz. Por volta das 12h00, está previsto o sepultamento do corpo de Théo.

Entenda o caso
A creche particular da Praia da Costa, em Vila Velha, onde cinco crianças foram hospitalizadas após um possível caso de contaminação, teve as aulas suspensas e está sendo investigada pela Vigilância Sanitária do município.

Duas crianças foram internadas na UTI de um hospital particular de Vila Velha. Uma delas morreu e a outra está com um quadro estável. Uma outra criança está em observação em um hospital de Vitória. As outras duas já tiveram alta. O caso teria sido informado pelo próprio dono da creche, na última sexta-feira (22). Ainda não se sabe o que pode ter causado o surto.

Quatro das vítimas seriam da mesma turma, com idade entre dois e três anos. Os pais confirmaram que elas estão passando mal e algumas precisaram ser internadas.

Inquérito epidemiológico

Um inquérito epidemiológico foi instaurado pela Prefeitura de Vila Velha para apurar a causa do surto. A investigação inclui amostra da água, alimentos e brinquedos, além de uma apuração no hábito de higiene adotado na creche. O resultado dos exames e toda investigação realizada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica ainda não têm data para serem divulgados.

“A gente leva tudo em consideração, até mesmo outros estabelecimentos, locais onde eles possam ter se alimentado e a maneira que manipulam as fraldas das crianças. Isso tudo será apontado no inquérito epidemiológico”, explica Giovana Ramalho, coordenadora epidemiológica da prefeitura de Vila Velha.

A Vigilância Sanitária investiga se a contaminação das cinco crianças ocorreu na creche ou no quiosque onde duas das crianças estiveram. De acordo com a coordenadora, o quiosque, que permanece aberto, não apresentou nenhuma irregularidade na vistoria feita pela Vigilância Sanitária. Entretanto, um facão foi levado para ser examinado. Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Vila Velha, Flávia Costa, não houve necessidade imediata de interditar o quiosque.

“Já foi feita a coleta de amostras dos alimentos que as crianças ingeriram no dia 14 (de março) e, em princípio, não sugerimos a interdição do quiosque. Isso pode ocorrer após a divulgação do resultado dos exames laboratoriais”, explica.

A creche envolvida no caso, interditada na quarta-feira (27) e, permanece fechada até que os exames laboratoriais sejam concluídos.

Pontos moeda