Geral

Covid-19: municípios da Grande Vitória começam a vacinar idosos com mais de 65 anos

Em Vitória, Vila Velha e Serra o agendamento já está aberto e, em Cariacica, começará neste domingo (28)

Foto: Hélio Filho/ Secom

O Espírito Santo recebeu na sexta-feira (26), novas doses de vacina para dar continuidade a campanha de imunização contra a covid-19. Com o novo lote, os municípios da Grande Vitória ampliaram a faixa etária do público-alvo. A partir deste fim de semana, pessoas com mais de 65 anos já podem agendar a vacinação ou até mesmo receber a primeira dose. 

Em Vitória, o agendamento para pessoas entre 65 e 69 anos começou na tarde de sexta-feira (26), por meio do site agendamento.vitoria.es.gov.br e pelo aplicativo Vitória On-line. A imunização desse grupo começou na manhã deste sábado (27) em 12 pontos espalhados pela capital. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), com o novo lote foram disponibilizadas 5.650 vagas para idosos com idades entre 65 e 69 anos, 850 para idosos com 70 anos ou mais e 900 para trabalhadores da saúde. Todas para a primeira dose da vacina.

Ao final da vacinação realizada neste sábado, a capital contabilizou um total de 6.290 cidadãos imunizados contra a covid-19. A prefeitura informou ainda que até a próxima quarta-feira (31) a vacinação continua em 13 pontos da cidade. 

O agendamento para vacinação de pessoas de 65 a 69 anos também teve inicio, neste sábado (27), em Vila Velha. Muitas pessoas relataram problemas no acesso a plataforma. Por nota, a prefeitura informou que, devido ao grande número de acesso, o site pode apresentar instabilidade. O município afirmou que está buscando fazer o que for necessário para que a população não fique prejudicada e consiga fazer o agendamento.

Em Vila Velha, foram disponibilizados 4.200 vagas para a segunda dose de pessoas com mais de 80 anos. Já para receber a primeira dose, foram abertas 6.000 vagas para o público-alvo de 65-69 anos, 8.300 vagas para 70-74 anos e 2.500 para 75 -79 anos. Neste domingo (28), serão disponibilizadas 1.100 vagas aos trabalhadores da saúde para tomarem a primeira e a segunda dose da vacina.

O agendamento em Vila Velha pode ser realizado pelo site da prefeitura. A aplicação das doses agendadas no final de semana terão inicio na segunda-feira (29).

A Serra também abriu, na tarde deste sábado (27), o agendamento para pessoas  com idade entre 65 e 69 anos e para profissionais da área da saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 1.010 vagas. O agendamento pode ser realizado por meio do site gti.serra.es.gov.br/saude/

No município, a imunização terá inicio nesta segunda-feira (29) nas salsa de vacinação nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Dourada, Serra Sede, Boa Vista e Novo Horizonte, além das Unidades de Saúde de Nova Almeida, Planalto A e Bairro de Fátima.

No município de Cariacica, o agendamento para vacinação de pessoas entre 65 e 69 anos irá começar neste domingo (28) por meio do site vacina.cariacica.es.gov.br. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Cariacica irá receber, na segunda-feira (29), cerca de 4 mil doses. O total de vagas destinado a cada grupo ainda será avaliado. A vacinação deve ocorrer ao longo da semana. 

Os moradores de Viana com idade entre 65 e 74 anos já podem receber o imunizante. A cidade optou por realizar a vacinação nas residências dos munícipes. Neste sábado (27), os profissionais de saúde estiveram em casas dos bairros Morada de Bethânia, Tanque, Coqueiral de Viana, Campo Verde e Soteco.

Pontos moeda