CORONAVÍRUS

Geral

Mais de 740 doses de vacina já foram perdidas por falta de refrigeração no Espírito Santo

Defensoria Pública do Estado recomenda substituição de equipamentos usados para armazenagem das doses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As 547 doses da Coronavac que perderam a eficácia após falha na refrigeração em Vila Velha não é o único caso de vacinas perdidas no Espírito Santo. Em fevereiro, uma unidade de saúde do bairro Jardim Laguna, em Linhares, ficou sem energia elétrica e precisou descartar mais de 200 doses de imunizantes de rotina.

Por pouco, o prejuízo no Estado não seria maior. No município de Rio Bananal, um caso de desligamento do padrão de energia fez com que 133 doses do imunizante contra a covid-19 fossem encaminhadas para análise técnica, que apontou que, mesmo após a falha, a eficácia havia sido mantida.

Os fatos chamaram a atenção da Defensoria Pública do Espírito Santo, que recomendou que as geladeiras domésticas e equipamentos similares utilizados para o armazenamento das vacinas sejam substituídos por câmaras refrigeradas nos municípios capixabas.

Segundo a recomendação, os municípios devem realizar acompanhamento diário das temperaturas de armazenamento das vacinas, adquirir geradores de energia, e informar às empresas de energia a localização especifica dos prédios públicos em que se encontram armazenados os imunizantes, além da vigilância patrimonial 24 horas para atuação imediata diante de qualquer intercorrência que possa colocar em risco o plano de imunização.

A Defensoria determinou que os municípios têm o prazo de dez dias, a partir desta quinta-feira (18), para que seja elaborado um plano, com datas determinadas, para enfrentamento e efetivação das medidas apontadas, e 60 dias para a efetivação integral de todas as diligências.

No início de março, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recomendou aos 78 municípios e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que adotem medidas para garantir a efetividade do programa de imunização contra a covid-19. A decisão foi dada após o processo de acompanhamento dos municípios. Os auditores do TCE-ES apontaram deficiências nos planos municipais e no processo de vacinação das cidades.

O TCE-ES recomendou que os municípios de Águia Branca, Apiacá, Iconha, Laranja da Terra, Pancas, Pedro Canário, Soorotema, Viana e Vila Velha registrem as informações referentes à vacinação da covid-19 no cartão de vacinação do cidadão.

Pontos moeda